Veículo: G1 - Tocantins
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 04/07/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Idosa que venceu câncer de mama não consegue fazer acompanhamento após prontuário desaparecer em hospital

Vencer o câncer deveria ser o último obstáculo na vida da paciente oncológica, Vilma Gomes. Só que há dois anos ela descobriu que o prontuário com as suas informações médicas sumiu do Hospital Geral de Palmas. Desde então não consegue fazer os acompanhamentos necessários e teme a volta da doença.

“Já fui lá na oncologia, procurei: ‘Gente cadê meu prontuário?’. Passa o tempo e não resolve nada. Fui tentar fazer particular e não consegui porque tenho que levar o laudo da biópsia que está no prontuário no HGP, que ele perderam”, contou a idosa.

Dona Vilma teve câncer em 2017 e a única comprovação são alguns documentos que têm em casa. Sem as informações do prontuário ela nunca mais conseguiu fazer o exame de mamografia e agora busca saber de quem é a responsabilidade.

 

“Estou com dois pedidos de mamografia no HGP e nunca saiu nenhum. O que eu posso fazer? Tenho que arrumar uma solução para isso”, disse a paciente.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, à TV Anhanguera que o exame solicitado por Vilma está agendado para esta sexta-feira (5) e que equipes aguardam a confirmação dela.

Segundo a médica, Evenllyng Oliveira, mesmo que a paciente não tenha acesso ao prontuário, o tratamento não pode ser interrompido.

“Independente dela ter os exames anteriores, mesmo ela não tendo acesso ainda pode iniciar um acompanhamento pós-tratamento. Então ela não deve perder o seu retorno”, contou.