Veículo: The Epoch Times
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 21/05/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Pesquisadores descobrem novo mecanismo que liga dieta e risco de câncer

Você pode ter ouvido que o açúcar alimenta as células cancerígenas, e as evidências apoiam isso. No entanto, o elo perdido nesta narrativa tem sido um entendimento detalhado de como exatamente o açúcar alimenta o câncer—até agora. Um estudo recente publicado na revista Cell, em abril de 2024, descobriu um novo mecanismo que conecta o açúcar no sangue descontrolado e uma dieta pobre ao risco de câncer.

A pesquisa, realizada na Universidade Nacional de Cingapura, no Instituto de Ciência do Câncer de Cingapura, e liderada pelo professor Ashok Venkitaraman e pelo Dr. Li Ren Kong, encontrou um produto químico liberado quando o corpo quebra o açúcar que também suprime a expressão de um gene que previne a formação de tumores.

Essa descoberta fornece informações valiosas sobre como os hábitos alimentares de alguém podem impactar seu risco de desenvolver câncer e abre um caminho claro para entender como reverter esse risco com escolhas alimentares.

Anteriormente, acreditava-se que os genes que previnem o câncer precisavam ser desativados permanentemente antes que tumores malignos pudessem se formar. No entanto, essa descoberta recente sugere que um produto químico, metilglioxal (MGO), liberado sempre que o corpo quebra a glicose, pode temporariamente desligar os mecanismos que protegem contra o câncer.

Dr. Kong, primeiro autor do estudo, disse ao The Epoch Times em um e-mail: “Foi demonstrado que indivíduos diabéticos e obesos têm um risco maior de câncer, representando um risco significativo para a sociedade. No entanto, a causa exata ainda é debatida.” Ele continua: “Nosso estudo agora descobriu uma pista que pode explicar a conexão entre o risco de câncer e a dieta, bem como doenças comuns como diabetes, que surgem de dietas ruins.”

Dr. Kong continua: “Descobrimos que um metabólito sintetizado endogenamente pode causar falhas em nosso DNA que são sinais precoces do desenvolvimento do câncer, inibindo um gene que previne o câncer (conhecido como BRCA2).”

O BRCA2 é um gene que repara o DNA e ajuda a produzir uma proteína que suprime o crescimento de tumores e a proliferação de células cancerígenas. Uma mutação no gene BRCA2 está associada principalmente a um maior risco de desenvolver câncer de mama e ovário, bem como outros tipos de câncer. Aqueles com uma cópia defeituosa do gene BRCA2 são particularmente suscetíveis a danos no DNA causados pelo MGO.

No entanto, o estudo mostrou que aqueles sem predisposição ao câncer também enfrentam um risco aumentado de desenvolver a doença a partir de níveis elevados de MGO. O estudo descobriu que níveis cronicamente elevados de açúcar no sangue podem resultar em um aumento composto no risco de câncer.

Segundo o Dr. Kong, “Este estudo demonstra o impacto do metilglioxal na inibição da função do supressor de tumor, como o BRCA2, sugerindo que episódios repetidos de uma dieta ruim ou diabetes descontrolada podem ‘se somar’ ao longo do tempo para aumentar o risco de câncer.”

A relação entre methylglyoxal e o câncer

MGO é um metabólito da glicose—um subproduto produzido quando nossas células quebram o açúcar, principalmente glicose e frutose, para criar energia. MGO é capaz de destruir temporariamente a proteína BRCA2, levando a níveis mais baixos da proteína nas células e, portanto, inibindo sua capacidade de prevenir a formação de tumores. Quanto mais açúcar seu corpo precisa quebrar, maiores os níveis desse produto químico, e maior o risco de desenvolver tumores malignos.

Dr. Kong explica: “A acumulação de metilglioxal é encontrada em células cancerígenas passando por metabolismo ativo. Pessoas cuja dieta é pobre também podem experimentar níveis mais altos que o normal de metilglioxal. A conexão que descobrimos pode ajudar a explicar por que diabetes, obesidade ou uma dieta ruim podem aumentar o risco de câncer.”

MGO é desafiador de medir por si só. A detecção precoce de níveis elevados é possível com um teste de sangue de HbA1C de rotina que mede seus níveis médios de açúcar no sangue ao longo dos últimos dois a três meses e é tipicamente usado para diagnosticar diabetes. Essa nova pesquisa pode fornecer um mecanismo para detectar sinais precoces do desenvolvimento de câncer.

“Em pacientes com pré-diabetes/diabetes, altos níveis de metilglioxal geralmente podem ser controlados com dieta, exercício e/ou medicamentos. Estamos buscando propor o mesmo para famílias com alto risco de câncer, como aquelas com mutação no BRCA2”, explicou o Dr. Kong.

Mais pesquisas são necessárias, mas as descobertas do estudo podem abrir caminho para novos métodos de mitigação do risco de câncer. “É importante observar que nosso trabalho foi realizado em modelos celulares, não em pacientes, então seria prematuro dar conselhos específicos para reduzir o risco com base nisso. No entanto, o novo conhecimento de nosso estudo poderia influenciar as direções de pesquisas futuras nesta área, e eventualmente ter implicações na prevenção do câncer.

“Por exemplo, dietas pobres em açúcar ou carboidratos refinados são conhecidas por fazer os níveis de glicose no sangue aumentarem. Agora estamos olhando para grandes grupos de câncer para conectar esses pontos”, conclui o Dr. Kong.

A conexão entre dieta e câncer

O Dr. Simpson, diretor médico da Opt Health, disse ao The Epoch Times em um e-mail: “São os genes que carregam a arma, mas seu estilo de vida que puxa o gatilho. Cada mordida de comida que você ingere é realmente uma informação. Ou ela vai ligar seus genes de longevidade ou vai ligar seus genes assassinos. Então o câncer é em grande parte auto-induzido pela dieta individual.”

Um estudo de 2018 publicado pela Cambridge University Press encontrou uma associação entre maior consumo de refrigerantes açucarados e um aumento do risco de cânceres relacionados à obesidade. Pesquisas publicadas no American Journal of Clinical Nutrition em 2020 concluíram que açúcares podem ser um fator de risco para o câncer, especialmente o de mama. As células cancerígenas são vorazes por açúcar, consumindo-o a uma taxa 200 vezes maior do que as células normais.

Escolhas alimentares saudáveis para reduzir o risco de câncer

Um consenso sobre a melhor abordagem dietética para reduzir o risco de câncer ainda precisa ser determinado, e mais pesquisas são necessárias. No entanto, as novas descobertas do estudo da Cell sobre o MGO apoiam a redução da ingestão de açúcar como meio de mitigar o risco de câncer. Um estudo publicado em janeiro no Diabetes & Metabolism mostra que um estilo de dieta mediterrânea pode ajudar a reduzir os níveis de MGO.

Em 2023, um estudo publicado na Cell determinou que uma dieta cetogênica pode ser uma intervenção nutricional eficaz para pacientes com câncer, pois ajudou a desacelerar o crescimento das células cancerígenas em camundongos—enquanto uma revisão publicada no JAMA Oncology em 2022 constatou que as evidências atuais disponíveis apoiam uma dieta enriquecida com plantas para reduzir o risco de câncer.

O Dr. Simpson enfatiza a importância de alimentos reais e macronutrientes saudáveis com baixa ingestão de carboidratos para a saúde de nossas células. “A mitocôndria é a molécula sinalizadora mais importante e a organela produtora de energia que temos em nosso corpo. [Coma] muitos vegetais, proteínas saudáveis e gorduras saudáveis, peixe, ovos, iogurte.”

Ele continua, “Muitos vegetais verdes, acima do solo, algumas frutas, tudo o que é naturalmente cultivado e não é processado.”