Veículo: Catraca Livre
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 21/05/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Descoberta bactéria ligada a tipo de dieta que estimula o câncer

A presença de uma bactéria ligada a uma dieta gordurosa pode fragilizar o sistema imunológico e acelerando o crescimento do tumor do câncer de mama. É o que descobriu um estudo publicado em 16 de maio no Proceedings of the National Academy of Science.

A partir de experiências com ratos e humanos, os pesquisadores demonstraram que a ingestão deste tipo de dieta rica em gordura está associada a um aumento na presença de uma bactéria chamada Desulfovibrio vulgari.

Essa bactéria, além de viver no intestino, pode sobreviver em ambientes com alta salinidade, tornando-se muito resistente.

Detalhes da investigação

Para chegar a esta conclusão, os cientistas recolheram amostras de tecidos e fezes de 61 pessoas com câncer de mama no Hospital Memorial Sun-Yat-Sen, na China, antes de receberem qualquer tipo de tratamento.

O surpreendente foi que aquelas mulheres cujo Índice de Massa Corporal (IMC) era superior a 24, ou seja, tinham índice de gordura corporal elevado, tinham maior presença de Desulfovibrio no intestino.

Descoberta bactéria ligada a tipo de dieta que estimula o câncer
Enquanto isso, aquelas pessoas com IMC que não ultrapassava limite de 24 teve presença muito menor dessa bactéria.

Por outro lado, para corroborar ainda mais esta ligação entre um IMC elevado e a presença da bactéria Desulfovibrio, os cientistas transferiram as suas experiências para ratos.

Assim, demonstraram mais uma vez a ligação entre uma dieta rica em gordura e a presença da bactéria.

Além disso, também conseguiram descobrir que a presença do Desulfovibrio estava relacionada com níveis mais elevados de um tipo de células capazes de enfraquecer consideravelmente o sistema imune.

Essas células, que surgem na medula óssea, são chamadas de mieloides imaturas e entre suas características destaca-se o fato de serem imunossupressoras.

Assim, a pesquisa concluiu que há uma correlação entre altos níveis de bactérias Desulfovibrio e um sistema imunológico fraco.

De fato, quando os ratos tomaram um antibiótico para matar as bactérias, descobriu-se que os níveis de células mieloides inmaduras caíram drasticamente e retornaram à normalidade. Isso indica a ligação entre um aumento no IMC e a debilitação do sistema imunológico.

Sintomas do câncer de mama

• Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)
  • Edema (inchaço) da pele
  • Eritema (vermelhidão) na pele
  • Inversão do mamilo
  • Assimetria das mamas
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
  • Secreção pelos mamilos
  • Inchaço do braço
  • Dor na mama ou mamilo

Como reduzir o risco do câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função dos múltiplos fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis.

No entanto, além de realizar exames preventivos com frequência, a adoção de alguns hábitos de vida saudáveis, podem diminuir o risco.

Manter uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura; evitar o sobrepeso e praticar atividade física são cuidados importantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Da mesma forma, evitar fumar e consumir álcool em excesso também podem reduzir o risco do câncer de mama e de outros tipos.