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Data: 01/11/2023

Editoria: Sem categoria
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Empresas personalizam caminhões em homenagem a campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa ganhou as estradas do Brasil. A campanha é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, reconhecidamente a principal causa de morte da população feminina por câncer no país. A cada ano, o alcance da campanha aumenta e o setor de transportes de cargas, que também vem recebendo muitas mulheres ao longo dos anos, vem se engajando bastante na causa, com ações dentro e fora das empresas.

O combate e prevenção ao câncer de mama é uma das prioridades da saúde feminina, e uma bandeira defendida por todas as áreas sociais, desde que a campanha foi criada em 1990, com a intenção de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Em 2019, a taxa de mortalidade por câncer de mama, tendo como base a população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

A Loga posicionou no local, próximo à unidade móvel da Américas Amigas, o seu tradicional caminhão rosa, de apoio à campanha de prevenção ao câncer de mama e distribuiu folhetos no local com informações de prevenção.
O estudo ainda ressalta o aumento do índice em mulheres com idade abaixo dos 50 anos, em especial na faixa dos 40 aos 49 anos, período em que grande parte das mulheres ainda está ativa profissionalmente. Os casos de câncer de mama nessa idade aumentaram 79,1% entre 1990 e 2019, saltando de 1,82 milhão para 3,26 milhões. Porém, de acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm possibilidade de cura, o que aumenta a necessidade e importância dos exames preventivos.

Todo esse cenário requer das empresas – não só do setor de transporte, mas de toda a cadeia do mercado de trabalho – ações de conscientização, de informação e efetivação de métodos que façam com que mais mulheres realizem o autoexame das mamas frequentemente e o exame de mamografia, que identifica o problema, ao menos uma vez por ano. Essas duas ações, por si só, já são capazes de identificar precocemente a doença.

Outubro Rosa nas estradas

No Outubro Rosa, diversas transportadoras e outras empresas personalizaram caminhões para conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Cientes dos números e também, encorajadas pela campanha, as empresas personalizaram seus veículos com a cor rosa e com frases ou dizeres para reforçar a importância da campanha. Caminhões rosas foram visto em empresas de limpeza urbana, betoneiras, rodoviários, transporte de líquidos, entre outros, como formas de reforçar os alertas da campanha.

A TransJordano, empresa especializada no transporte e logística de combustíveis, com mais de 20 anos de atuação no segmento, iniciou neste mês uma campanha de conscientização própria, que consiste na personalização de um caminhão da empresa, na cor rosa e frases de conscientização para o incentivo à realização de exames de rotina e prevenção precoce da doença.

“A ideia com a personalização do veículo é que ele seja uma conscientização em movimento. Assim, quando ele estiver passando, a mulher pode se lembrar da importância da realização dos exames de rotina. O principal objetivo da campanha é alertar as pessoas para a prevenção e como a descoberta precoce de algumas doenças, como o câncer de mama, é importante para o aumento das chances de cura”, relata Joyce Bessa, Head de Gestão Estratégica, Finanças & Pessoas da TransJordano.

Os caminhões betoneira da Engemix, empresa de concreto da Votorantin Cimentos no Brasil, também estão circulando nas ruas com um visual bem diferente. Em alusão ao movimento Outubro Rosa, modelos Volvo e Mercedes foram adesivados com a cor da campanha e com a mensagem “Outubro Rosa com VC – Se cuidar faz a vida durar”, que vão rodar em Curitiba (PR), Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Grande São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Canoas (RS), pilotados por mulheres.

Monyque Motta, gerente de Medicina do Trabalho da Engemix, reforça que o objetivo da personalização é entregar a mensagem sobre a importância da prevenção do câncer de mama, fazendo com que essa informação chegue a todos os cantos do país, de todas as formas possíveis – inclusive por meio dos caminhões betoneira: “Apoiamos e incentivamos o autocuidado para promoção da saúde e do bem-estar. Neste mês de outubro, queremos convidar todas as pessoas a refletirem sobre a sua saúde e a importância de se cuidar”.

Os caminhões da Limpurb também chamaram a atenção para combate ao câncer de mama. Os veículos plotados com a mensagem “Bem me Quero” passam a circular pela cidade de Salvador, levando a mensagem de alerta e conscientização à população. Além dos caminhões, as agentes de varrição e de coleta de lixo também ganharam uniforme e adereços na cor rosa. Os caminhões da empresa que levam a mensagem da campanha, também são dirigidos por mulheres.

A agente de limpeza Tânia Ribeiro, tem 58 anos e há oito deles trabalha na Limpurb. A profissional afirma que faz a mamografia anualmente, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) para as mulheres a partir dos 40 anos. Vestida com uniforme rosa, a funcionária comentou sobre a importância da campanha. “Os caminhões estão lindos e nós também. Tudo rosa como manda o Outubro Rosa. Nós circulamos a cidade toda e por onde a gente passar, vamos lembrar às mulheres sobre a importância de cuidar das mamas”, disse entusiasmada.

A Loga, (Logística Ambiental de São Paulo), empresa que faz a coleta de resíduos em metade da capital paulista, realizou uma ação na Parada de Taipas, região metropolitana. A empresa participou de ação uma em que uma unidade móvel do projeto Américas Amigas realizou gratuitamente exames preventivos e de diagnóstico de câncer de mama, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de incentivar suas colaboradoras e dar suporte ao evento, também levou ao local o seu tradicional caminhão rosa, em apoio à causa. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar, informar e promover o acesso à detecção e diagnóstico precoce da doença.

Solange Schnaak, supervisora de Comunicação e Marketing da Loga, enfatiza a importância da iniciativa, que faz parte da campanha Outubro Rosa: “É fundamental que as mulheres estejam atentas e não deixem de cuidar da saúde. Essa é uma oportunidade benéfica para todas e o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, pondera.  A Loga fará a distribuição de folhetos explicativos sobre a doença e a importância do autocuidado e como já vem ocorrendo desde o início do mês, o veículo rosa continuará rodando pelos bairros da Região Noroeste da cidade de São Paulo até dezembro.

Engajada com a causa há anos, a Fontanella Transportes também aderiu a campanha em 2023 e além de personalizar o caminhão pilotado por Ramirez Fontanella na Fórmula Truck, a empresa também deixou todo rosa o caminhão que que transporta os veículos Fontanella na competição, e que também é utilizado em algumas aplicações na empresa. Além do caminhão rosa que roda pelo país dirigido por uma mulher, a Fontanella também criou ações internas de orientação e conscientização para as mulheres.

A auxiliar fiscal da Fontanella Transportes, Suzimara Fernandes Spindola, de 37 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em maio deste ano, e desde junho passa por sessões de quimioterapia. A profissional afirma que passou por uma grande transformação e que nesse momento, encontra na empresa muito acolhimento: “No trabalho, sempre tive muito apoio, tanto por parte da diretoria da Fontanella, quanto de todos os meus amigos e colegas. Muito mesmo! Tem vezes que chego e tem bilhetinho, mensagens no meu computador e bonequinhos com lenço”, lembra.

Prevenção do Cancer de Mama

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. Além de controlar os fatores de risco comportamentais, todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Mulheres com esses fatores genéticos têm risco elevado para câncer de mama. Além disso, mulheres que tiveram a primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos, não ter filhos e que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos também estão no grupo de risco. Entre os homens esse tipo de câncer ocorre, porém é raro, representando cerca de 1% do total de casos da doença.

Olhar, palpar e sentir as mamas no dia a dia ajuda a reconhecer suas variações naturais e a identificar alterações suspeitas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

E aí, você viu algum caminhão personalizado com as cores do Outubro Rosa por aí? Participe com a gente!