Veículo: IG Mail - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 23/10/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Americas Amigas e outras ONGs leva carreta de mamografia gratuita a oito cidades do Estado de São Paulo

Um diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de qualquer doença, especialmente no caso do câncer de mama , que é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, e também o que mais causa mortes por câncer em mulheres. No Outubro Rosa , o Governo de SP e outras entidades têm levado, por meio de carretas itinerantes, serviços de saúde preventiva diretamente à população, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de oferecerem mamografia gratuita, essas iniciativas também promovem a conscientização sobre a importância do autoexame e do conhecimento sobre os fatores de risco associados ao câncer de mama.

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, com exceção de feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

A mamografia é oferecida tanto nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), quanto em alguns hospitais da rede estadual, em apoio às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), geridas pelos municípios, onde a paciente pode ser encaminhada ao serviço estadual ou municipal, conforme avaliação médica.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, no momento, há uma carreta da mamografia em Cubatão, com atendimentos até 28 de outubro, e outra em Oscar Bressane até o dia 21 de outubro. As próximas cidades contempladas com o serviço serão: São Paulo (Brás), com início de atendimento previsto para 31 de outubro; Osasco, a partir de 14 de novembro; e São Paulo (Arena Corinthians), a partir de 28 de novembro. Neste ano, 38 municípios já receberam as carretas da mamografia”,  informou a pasta em nota.

A marca de sucos naturais Natural One se uniu, mais uma vez, à ONG Américas Amigas para oferecer atendimentos gratuitos de prevenção e diagnóstico de câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social. Até a segunda semana de dezembro, a equipe médica da instituição e a carreta equipada com mamógrafo, que atua como ponto de atendimento itinerante, percorrerá o Estado de São Paulo passando por oito cidades, incluindo municípios da Região Metropolitana, Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de bairros das Zonas Sul, Norte e Leste da capital paulista. A estimativa de atendimento é de cerca de 80 pessoas por dia, o que corresponde a 4.400 beneficiados durante o período.

Podem participar da ação mulheres acima de 40 anos, sendo necessário realizar um cadastro prévio  no site da Américas Amigas.  Pessoas trans também podem ser atendidas. A iniciativa vai priorizar pessoas que:

  • Tenham algum histórico de câncer de mama na família em primeiro grau (pais, irmãos, filhos) com diagnóstico da doença antes dos 50 anos de idade ou câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer idade;
  • Refiram sentir nódulo ou caroço na mama ou axila em autoexame;
  • Estejam inscritas no CadUnico ou recebam algum auxílio do governo;
  • Não possuam prótese mamária estética.