Veículo: Piranot Jornal
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 22/09/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Em Piracicaba, Carreta de Mamografia estará na Estação da Paulista a partir do dia 26 de setembro

Piracicaba recebe, de 26 de setembro a 07 de outubro, a carreta do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), que vai oferecer exames de mamografia na Estação da Paulista. A vinda do programa à cidade foi uma articulação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seu Departamento de Atenção Secundária e do Centro Especializado na Saúde da Mulher (CESM).

A unidade móvel vai oferecer exames de mamografia gratuitamente pelo SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG e Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão do SUS.

O objetivo do programa é incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. “O rastreio de mulheres assintomáticas entre 50 e 69 anos e fora desta faixa etária com alguma indicação médica é a mais eficaz forma de prevenção e oferta de diagnóstico de lesões muito precoces. Lesões precoces e oferta de tratamento adequado em tempo oportuno é o caminho certo para cura da doença”, disse Marcela Buoro, coordenadora do CESM.

Os exames são realizados, por ordem de chegada e distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

“A articulação da vinda da carreta para nosso município vem de encontro com a necessidade de ampliar a oferta de exames de mamografia para as mulheres piracicabanas. É o Estado e o Município trabalhando juntos na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou o secretário de Saúde, Douglas Koga.