Consumidores preferem marketplaces na hora de pesquisar produtos 02/05/2025 - Tribuna de Minas Os marketplaces se tornaram a principal fonte de pesquisa para consumidores que fazem compras online, superando pela primeira vez os buscadores tradicionais, como Google e Bing. A pesquisa da MRM Brasil, realizada entre 2020 e 2024, revela que 54% dos consumidores preferem plataformas como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza para iniciar suas buscas por produtos.
JHSF (JHSF3) anuncia emissão de R$ 625 milhões em debêntures; saiba mais 02/05/2025 - Estadão - Investidor O Conselho de Administração da JHSF (JHSF3) aprovou a 17ª emissão de debêntures (títulos de dívida) simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária (que não desfruta de privilégios), em até três séries, no valor total de, inicialmente, R$ 625 milhões. Os títulos serão subscritos pela Opea Securitizadora.
Iguatemi (IGTI11): Lucro cresce 5,1% no 1T25 em meio a aquisições 02/05/2025 - Money Times A Iguatemi (IGTI11) reportou lucro líquido ajustado de R$ 113,9 milhões, avanço de 5,1% em relação ao 1T24, com uma receita líquida ajustada de R$ 330 milhões, crescimento de 8,5% na mesma base de comparação, mostra o balanço do primeiro trimestre de 2025 (1T25) da companhia.
Reajuste para servidor repõe perda salarial de 23%, mas mantém desigualdades 02/05/2025 - Folha de S.Paulo Especialistas afirmam que, apesar das perdas salariais, a concessão de aumento linear para os servidores não considera problemas na estrutura de gestão de pessoas do governo que geram desigualdades salariais entre carreiras.
Os sinais de retomada do setor de shoppings centers 30/04/2025 - Veja O setor de shoppings continua aquecido no país. Cerca de 1 800 marcas inauguraram lojas no quarto trimestre de 2024, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados exclusivos são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Dia do Trabalho: importância da valorização do trabalhador para impulsionar o varejo 30/04/2025 - Varejo SA No Dia do Trabalho, a reflexão sobre o papel dos colaboradores se torna essencial para que os varejistas não apenas celebrem a data, mas também fortaleçam a base que sustenta o negócio. Por isso, investir na valorização e capacitação dos profissionais pode se traduzir em melhorias na produtividade, na qualidade do atendimento e, consequentemente, no desempenho comercial.
Iguatemi registra lucro líquido de R$ 107,5 mi no 1º trimestre 30/04/2025 - CNN Brasil A Iguatemi reportou lucro líquido de R$ 107,5 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 32,6% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (29).
Varejo online brasileiro deve alcançar US$ 297,7 bilhões até 2027 26/03/2025 - Mercado & Consumo Até 2027, o varejo online brasileiro deve dobrar e se consolidar como líder no e-commerce do País, alcançando US$ 297,7 bilhões, ante US$ 137,3 bilhões em 2024. A projeção é da Nuvei e foi publicada na segunda edição do estudo “Guia de Expansão Global para Mercados de Alto Crescimento”, focado nos mercados do Brasil e da África do Sul.
Três FIIs de shopping com potencial de alta de até 27%, segundo a XP 26/03/2025 - E-Investidor Estadão Os fundos imobiliários (FIIs) do segmento de shoppings têm um potencial de valorização de até 27% nos próximos meses, segundo estimativas da XP. A perspectiva da corretora se baseia no atual nível de desconto dos FIIs na bolsa de valores, que reflete o pessimismo excessivo do mercado para o ambiente doméstico, e pelos rendimentos anualizados na ordem de 10% a 12%.
Confiança do consumidor brasileiro volta a subir em março após três quedas seguidas 26/03/2025 - InfoMoney A confiança dos consumidores brasileiros voltou a subir em março, mesmo que de forma ligeira, interrompendo uma sequência de três quedas consecutivas, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta terça-feira. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 0,7 ponto, para 84,3 pontos.
Piora nas expectativas de inflação exige juro mais alto por mais tempo, diz Copom em ata 26/03/2025 - Folha de São Paulo piora nas expectativas para prazos mais longos dificulta a convergência da inflação à meta e exige juros mais altos por mais tempo, alertou o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central em ata divulgada nesta terça-feira (25).
Festa cambial: turismo argentino no Brasil em fevereiro dobra ante 2024 26/03/2025 - InfoMoney A festa do câmbio dos argentinos no Brasil em fevereiro mostrou seus resultados. Segundo o mais recente relatório de turismo internacional do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), o número de turistas argentinos que visitaram o Brasil no mês passado chegou a 703,6 mil, quase o dobro (96,9%) do registrado no mesmo mês do ano passado.
Amazon busca novas parcerias logísticas para ampliar presença no CE 25/03/2025 - Movimento Econômico Após investir cerca de R$ 500 milhões desde a inauguração, em 2021, do seu Centro de Distribuição em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, e gerar 700 empregos diretos e indiretos, a Amazon Brasil busca expandir sua atuação no Ceará. A estratégia envolve parcerias com micro e pequenas empresas, fortalecendo sua rede logística no estado.
Moda circular: como a C&A transforma roupas usadas em novas coleções 25/03/2025 - UOL A saída é investir na circularidade. E é isso que C&A decidiu fazer com o Movimento ReCiclo, que, desde 2017, espalha urnas nas lojas e convida consumidores a depositarem ali roupas que não usam mais. As peças são triadas, recuperadas e separadas para para doação, reciclagem e reaproveitamento.
Shein perde espaço para C&A e Renner em decisão de compra com ‘taxa da blusinha’ 25/03/2025 - O Globo A Shein perdeu terreno nos critérios de decisão de compra dos consumidores para rivais tradicionais como C&A e Renner, devido à chamada “taxa das blusinhas”, indica pesquisa conduzida pelos analistas do banco de investimento UBS BB.
As marcas de higiene e beleza mais escolhidas nas favelas 25/03/2025 - Meio e Mensagem O Boticário, Natura e Dove são as principais marcas de higiene e beleza nas comunidades brasileiras. Os dados são do estudo Tracking das Favelas, realizado pela Nós – Novo Outdoor Social e publicado com exclusividade por Meio & Mensagem.
Consumidores preferem marketplaces na hora de pesquisar produtos 02/05/2025 - Tribuna de Minas Os marketplaces se tornaram a principal fonte de pesquisa para consumidores que fazem compras online, superando pela primeira vez os buscadores tradicionais, como Google e Bing. A pesquisa da MRM Brasil, realizada entre 2020 e 2024, revela que 54% dos consumidores preferem plataformas como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza para iniciar suas buscas por produtos.
JHSF (JHSF3) anuncia emissão de R$ 625 milhões em debêntures; saiba mais 02/05/2025 - Estadão - Investidor O Conselho de Administração da JHSF (JHSF3) aprovou a 17ª emissão de debêntures (títulos de dívida) simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária (que não desfruta de privilégios), em até três séries, no valor total de, inicialmente, R$ 625 milhões. Os títulos serão subscritos pela Opea Securitizadora.
Iguatemi (IGTI11): Lucro cresce 5,1% no 1T25 em meio a aquisições 02/05/2025 - Money Times A Iguatemi (IGTI11) reportou lucro líquido ajustado de R$ 113,9 milhões, avanço de 5,1% em relação ao 1T24, com uma receita líquida ajustada de R$ 330 milhões, crescimento de 8,5% na mesma base de comparação, mostra o balanço do primeiro trimestre de 2025 (1T25) da companhia.
Reajuste para servidor repõe perda salarial de 23%, mas mantém desigualdades 02/05/2025 - Folha de S.Paulo Especialistas afirmam que, apesar das perdas salariais, a concessão de aumento linear para os servidores não considera problemas na estrutura de gestão de pessoas do governo que geram desigualdades salariais entre carreiras.
Iguatemi (IGTI11) tem lucro de R$ 113,9 mi no 1T25, alta de 5,1% e acima do esperado 30/04/2025 - Info Money O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do período foi de R$ 244,3 milhões, avanço de 8,5% em base anual e em linha com expectativa do mercado de R$ 248,3 milhões, de acordo com média das estimativas compiladas pela Lseg. A margem Ebitda ajustada ficou quase estável em 74%.
Bistek lança nova edição da campanha “Apaixonados por Selos de Desconto” 30/04/2025 - Informe Floripa A promoção com a coleção de facas e acessórios Kuhn Rikon é válida nas 22 lojas do Bistek Supermercados em Santa Catarina, nas cinco unidades do Rio Grande do Sul e também no delivery online.
Campos Neto diz ter viés mais otimista do que projeção de 1,7% para expansão do PIB em 2024 28/12/2023 - UOL - Online O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse que está mais otimista com o crescimento da economia brasileira no ano que vem do que a própria projeção mais recente apresentada pela autoridade monetária, de expansão de 1,7% do PIB.
Pague Menos chega à sétima unidade em Campinas 20/03/2025 - Super Varejo A rede de Supermercados Pague Menos anuncia a chegada de sua sétima unidade em Campinas, localizada na Avenida John Boyd Dunlop. Com essa nova loja, o Supermercados Pague Menos atingirá a marca de 39 lojas em 21 cidades do interior de São Paulo. A data de inauguração ainda não foi divulgada pela varejista.
Grupo Boticário vende uma de suas empresas para gestora Cleam Capital 20/03/2025 - Exame O Grupo Boticário, proprietário de marcas como O Boticário, Quem Disse, Berenice? e Eudora, anunciou nesta quarta-feira, 19, a venda da empresa de tecnologia Casa Magalhães para a gestora Cleam Capital.
Shein ganha terreno no mercado global da moda enquanto luxo se mantém em queda 20/03/2025 - Sapo Marketeer A Shein continua a consolidar-se no competitivo mercado mundial da moda. De acordo com dados da GlobalData, em 2024, a retalhista chinesa aumentou a sua quota de mercado em 0,24 pontos percentuais, atingindo um total de 1,53%. A sua estratégia, focada em preços reduzidos e numa rápida adaptação às tendências, tem sido fundamental para este crescimento.
Assaí fortalece estratégia digital e cresce 32% nas vendas online no 4º trimestre de 2024 20/03/2025 - Jornal da Paraíba O Assaí Atacadista alcançou resultados positivos em 2024, destacando-se pela integração bem-sucedida de seus canais de vendas digitais e físicos. No quarto trimestre do ano, a companhia registrou um aumento de 32% nas vendas online em comparação ao mesmo período de 2023.
De olho na reforma tributária, Mercado Livre, Tigre e IBM ajustam operações para novo cenário fiscal 20/03/2025 - Exame Grandes empresas que atuam no Brasil já começaram a se movimentar para mitigar impactos e aproveitar oportunidades com a reforma tributária. Mais do que uma simples adequação às novas regras, a adaptação envolve uma reestruturação operacional, fiscal e tecnológica, como mostram os exemplos de Mercado Livre, Tigre e IBM.
Renato Franklin: o maior destravamento de valor da Casas Bahia virá da logística 20/03/2025 - Diário do Comércio O plano de transformação CB25, da Casas Bahia, continua a todo vapor. A inauguração de uma megaloja flagship de 3,3 mil m², com dois andares de varejo e três de sede administrativa na última sexta-feira (14), na rua Flórida, com fachada para a Marginal Pinheiros (Zona Sul da Capital paulista), é um dos pontos para 'voltar ao básico', segundo Renato Franklin, CEO da varejista.
GPA contrata empréstimo de cerca de 75 mi de euros junto ao Rabobank 20/03/2025 - InfoMoney O GPA (PCAR3) informou que contratou junto ao Rabobank um empréstimo de 75 milhões de euros, cerca de R$469 milhões, cuja liquidação foi concluída nesta quarta-feira, conforme comunicado divulgado ao mercado.
Ações em alta: Vivara lidera ganhos do Ibovespa, e Magazine Luiza mantém escalada 20/03/2025 - Inteligência Financeira A Vivara (VIVA3) liderou os ganhos das ações no Ibovespa na sessão desta quarta-feira (19). Outro destaque importante do varejo foi o Magazine Luiza (MGLU3), que tem experimentado valorizações importantes neste ano
Banco Carrefour acelera acordos financeiros com clientes usando IA 20/03/2025 - IT Forum O Banco Carrefour, unidade financeira do grupo varejista de origem francesa, adotou uma solução baseada em inteligência artificial para aperfeiçoar seus processos de negociações. A solução, chamada Mia, foi criada por uma empresa chamada Monest, especialista em recuperação de ativos feita com IA.