Atividade dá sinais de desaceleração, e mercado calcula impactos de ‘tarifaço’ 15/07/2025 - Valor Econômico Conhecido como “prévia do PIB do Banco Central”, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) recuou 0,74% em maio ante abril, já feito o ajuste sazonal. Foi a primeira queda do indicador no ano, veio abaixo do piso de estimativas do Valor Data e disparou as revisões de projeção para o crescimento.
Haight começa a construir sua marca na Europa 15/07/2025 - Valor Econômico A grife de moda praia carioca abriu uma loja na Galeries Lafayette que vai funcionar até 2 de setembro - cores sóbrias e sem estampa
Brasileiro prefere humanos à IA na criação de campanhas, diz Ipsos 15/07/2025 - Valor Econômico Consumidor prioriza conteúdos criados por pessoas, cobra ética e clareza das empresas sobre inteligência artificial mostra o estudo "AI Monitor 2025" realizado em 30 países
Acordo sobre IOF avança, e governo deve abrir mão de tributar risco sacado 15/07/2025 - Folha de S.Paulo Governo e Congresso avançaram nesta segunda-feira (14) nas negociações para solucionar o impasse em torno do decreto do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O Ministério da Fazenda deve apresentar uma nova proposta na audiência de conciliação que ocorrerá nesta terça, às 15h, com um recuo na tributação sobre o risco sacado, segundo cinco pessoas que participam das discussões.
Produto chinês bate recorde e já representa 26% das importações do Brasil 15/07/2025 - Folha de S.Paulo Em meio aos impactos da guerra comercial impulsionada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a China ampliou as vendas de bens de consumo para o Brasil no primeiro semestre deste ano e bateu recorde na participação das importações brasileiras neste período.
Proteção no mercado de luxo 15/07/2025 - Câmara de Comércio França-Brasil A Comissão de Gestão de Riscos da CCIFB-SP promoveu, no dia 7 de julho, o evento “Segurança & Exclusividade: Protegendo o Mercado de Luxo”, reunindo especialistas e executivos para discutir os desafios do setor de alto padrão diante do aumento das ameaças físicas e digitais.
A loja morreu; viva a loja 15/07/2025 - Mercado & Consumo Todo mês alguém aparece dizendo que o varejo físico morreu. Varejo físico, mídia impressa e o e-mail. Já enterraram todos três vezes, mas eles continuam aí, firmes, adaptados e, por incrível que pareça, mais vivos do que nunca.
JHSF tem lucro de R$ 340 mi no 1º trimestre de 2025 24/06/2025 - Brasil em Folhas A JHSF, holding especializada em negócios de luxo, registrou um lucro líquido consolidado de R$ 340 milhões no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 139% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi divulgado nesta semana e reflete o desempenho positivo das operações da empresa no mercado nacional.
BC sinaliza fim do ciclo de alta da Selic, mas diz que seguirá vigilante 24/06/2025 - UOL O BC (Banco Central) justificou hoje a elevação de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros, que passou para 15% ao ano. Na ata sobre a decisão, os diretores do Copom (Comitê de Política Monetária) reforçam o compromisso de direcionar a inflação para a meta e antecipam a interrupção do ciclo que levou a taxa Selic ao maior patamar desde julho de 2006.
‘A presença física é fundamental’, diz Gebara, da Vivo, ao Liderança S/A 24/06/2025 - Valor Econômico Uma das maiores empresas de tecnologia e telefonia, a Vivo busca nas relações pessoais a construção e manutenção de sua cultura. Nos últimos anos, os encontros presenciais e as viagens tornaram-se muito mais frequentes na agenda de Christian Gebara, presidente da operadora.
Petlove questiona no Cade aprovação da fusão entre Petz e Cobasi 24/06/2025 - Estadão Petlove afirma que operação resultará em monopólio de mercados e em concentração elevada no varejo online; acordo de fusão prevê redução de preços e melhora no atendimento
Geração Z redefine consumo de luxo e impulsiona mercado de experiências 24/06/2025 - E-commerce Brasil A Geração Z, nascida entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está reconfigurando as bases do consumo de luxo. Enquanto as gerações anteriores valorizavam símbolos tradicionais de status — como relógios caros, bolsas de grife e carros de alto padrão —, os jovens consumidores com alto poder aquisitivo preferem investir em experiências, bem-estar e sustentabilidade.
HGBS11 fecha acordo para venda milionária de shopping; veja o valor envolvido 24/06/2025 - Terra O fundo imobiliário HGBS11 anunciou a assinatura de um Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda referente à venda de uma participação de 10% no Shopping Jardim Sul, localizado na cidade de São Paulo (SP). O shopping do será negociado pelo valor de R$ 63 milhões.
Transporte de dinheiro dentro de shopping center resulta em indenização 24/06/2025 - Consultor Jurídico A 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação de uma loja de calçados ao pagamento de indenização a uma empregada que transportava valores no interior de um shopping center de Porto Alegre. Para a maioria do colegiado, a atividade envolve risco passível de reparação, independentemente do ramo econômico da empresa.
Ibovespa amarga 6ª perda consecutiva, com recuos de VALE3 e PETR4; Petz liderou altas 15/07/2025 - Info Money O Ibovespa ainda amarga perdas após as tarifas anunciadas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA). O índice recuou pela sexta vez consecutiva e fechou com queda de 0,66%, aos 135.290,14 pontos, alcançando 134.839,69 pontos na mínima e 136.186,67 pontos na máxima do dia. O volume financeiro no pregão somava R$16,89 bilhões antes dos ajustes finais.
Magazine Luiza e Outras Varejistas Investem em Tecnologia Imersiva para Aumentar Vendas no Segundo Semestre 15/07/2025 - Finance News O setor varejista brasileiro está passando por uma transformação digital acelerada, impulsionada pelo aumento da concorrência no e-commerce e pelas novas demandas dos consumidores. Com a chegada do segundo semestre de 2025, grandes varejistas como Magazine Luiza, Casas Bahia e Mobly anunciaram estratégias voltadas à implementação de tecnologias imersivas para aprimorar a experiência do cliente e aumentar as vendas, especialmente no segmento de móveis e decoração.
Jeff Bezos nomeia ex-executivo da Amazon para comandar fundo climático de US$ 10 bilhões 15/07/2025 - Exame O empresário Jeff Bezos anunciou a nomeação de Tom Taylor, ex-líder da divisão de assistente de voz Alexa da Amazon, como novo presidente e CEO do Bezos Earth Fund, iniciativa filantrópica lançada em 2020 com foco em clima e biodiversidade. A novidade foi comunicada pelo executivo em uma publicação divulgada em sua página no LinkedIn nesta terça-feira, 15.
Atividade dá sinais de desaceleração, e mercado calcula impactos de ‘tarifaço’ 15/07/2025 - Valor Econômico Conhecido como “prévia do PIB do Banco Central”, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) recuou 0,74% em maio ante abril, já feito o ajuste sazonal. Foi a primeira queda do indicador no ano, veio abaixo do piso de estimativas do Valor Data e disparou as revisões de projeção para o crescimento.
Haight começa a construir sua marca na Europa 15/07/2025 - Valor Econômico A grife de moda praia carioca abriu uma loja na Galeries Lafayette que vai funcionar até 2 de setembro - cores sóbrias e sem estampa
Brasileiro prefere humanos à IA na criação de campanhas, diz Ipsos 15/07/2025 - Valor Econômico Consumidor prioriza conteúdos criados por pessoas, cobra ética e clareza das empresas sobre inteligência artificial mostra o estudo "AI Monitor 2025" realizado em 30 países
Acordo sobre IOF avança, e governo deve abrir mão de tributar risco sacado 15/07/2025 - Folha de S.Paulo Governo e Congresso avançaram nesta segunda-feira (14) nas negociações para solucionar o impasse em torno do decreto do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O Ministério da Fazenda deve apresentar uma nova proposta na audiência de conciliação que ocorrerá nesta terça, às 15h, com um recuo na tributação sobre o risco sacado, segundo cinco pessoas que participam das discussões.
Grupo Carrefour Brasil celebra 50 anos de inovação no varejo 24/06/2025 - CNN O Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista do país. A empresa é um dos pilares da economia nacional, com mais de 130 mil colaboradores, segundo maior empregador do país, presença em todos os estados e cerca de 60 milhões de clientes atendidos por mês nos mais de 1.000 pontos de venda.
Conselho da Iguatemi aprova venda de participações em shoppings e empreendimentos 24/06/2025 - Info Money O conselho de administração da Iguatemi (IGTI11) aprovou nesta segunda-feira a venda de participações em shopping centers e empreendimentos que somam R$ 500 milhões, conforme ata da reunião do colegiado divulgada ao mercado.
Com foco em emergentes, H&M mira no Brasil e desafia Zara, Renner, Riachuelo e C&A 24/06/2025 - Money Times O setor de varejo de moda brasileiro está prestes a ganhar um novo player. A rede sueca de fast fashion H&M anunciou, no ano passado, sua entrada no país, com previsão de inaugurar as primeiras lojas no terceiro trimestre de 2025.
Amazon terá novo data center com oferta de bilhões de litros de água por ano para resfriamento 24/06/2025 - Exame A Amazon constrói ali um dos maiores complexos de data centers dos Estados Unidos, com sete unidades do tamanho de estádios esportivos e planos de expansão para chegar a 30. Todas serão dedicadas a um único cliente: a Anthropic, criadora da inteligência artificial Claude.
O que Renner e C&A têm de diferente para puxar a alta de ações de moda no Brasil? 24/06/2025 - Info Money Após forte recuperação das ações do setor de moda no Brasil, o Santander revisou suas estimativas e reforçou visão positiva para as principais varejistas listadas na Bolsa brasileira. No acumulado deste ano, os papéis da C&A (CEAB3) sobem 119%, da Lojas Renner (LREN3) avançam 55% e da Guararapes (GUAR3) têm alta de 30%, enquanto o Ibovespa acumula 14% no mesmo período.
Investimento do varejo em tecnologia deve aumentar 20% na AL, estima BCG 01/07/2024 - Tiinside O estudo How Retailers Use Innovation to Gain an Edge, do Boston Consulting Group (BCG) e do World Retail Congress (WRC), mostra que, para acompanhar as mudanças nos comportamentos e preferências dos consumidores, os varejistas precisam inovar.