O Dia dos Pais é uma das datas mais aguardadas pelo varejo nacional, estando entre as cinco celebrações mais importantes do ano. Porém, ainda é reduzido o número de pequenas e médias empresas que investem em soluções omnicanal , ou seja, as estratégias que combinam ações on e offline para atrair, se relacionar e cativar o cliente.
O resultado acaba sendo lojas físicas vazias – ou com fluxo como o esperado. Mas, é importante entender que isso não significa que o consumidor não esteja se movimentando em busca do presente ideal para o pai. Apenas não está entrando no seu ponto de venda. De acordo com levantamento da CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, a intenção de compras do brasileiro para a data compõe o seguinte ranking de buscas: roupas (50%), perfumes (36%), calçados (34%) e acessórios (24). %).
E para que este mês – invariavelmente um período ruim para as vendas no varejo, mas que ganha um lucro por conta dos dados especiais – feche no positivo o empresário precisa considerar ações simples e resultados para alavancar seus resultados.
Alguns dados reforçam esse pensamento: pesquisa da Digizuite mostrou que marcas que adotam ações omnicanal podem ver um aumento de 9,5% nas receitas anuais, em comparação com apenas 3,4% para aquelas com estratégias deficientes. E um estudo da RetailTouchPoints evidenciou que consumidores que interagem com múltiplos canais de venda gastaram até 30% mais ao longo da vida útil.
Por isso, se vale uma dica para esse Dia dos Pais, vou aproveitar e compartilhar ações práticas que todos os três empresários deveriam pensar e/ou colocar em prática para não deixar o “bonde” da data passar e seu resultado ficar no vermelho enquanto seu vizinho está faturando muito:
- Marketing Digital e Redes Sociais: Revista em campanhas de anúncios segmentadas em suas redes sociais, promovendo produtos específicos. Utilize ferramentas de acompanhamento da jornada do cliente, enviando ofertas personalizadas via e-mail ou SMS, com base no perfil de compra.
- Promova Experiência Personalizada: Crie uma experiência de compra personalizada utilizando o perfil do cliente. Oferecer recomendações de presentes, por Whatsapp, baseadas em interesses e comportamentos de seu consumidor.
- Programas de Fidelidade: Implementam programas de fidelidade que recompensam os clientes por compras tanto online quanto offline. Isso não é apenas um incentivo à reprodução de compras, mas também aumenta a lealdade à marca.
A adoção dessas estratégias não exige grandes investimentos, mas sim criatividade e vontade de inovar. As ferramentas disponíveis estão no mercado, acessíveis para pequenas e grandes empresas. Neste agosto, ao adotar abordagem omnicanal , os varejistas podem maximizar as vendas e criar uma experiência específica para os consumidores, solidificando sua presença na mente de seu cliente e do mercado.
Independentemente do tamanho da sua empresa, as estratégias e as ferramentas estão ao seu alcance. Não espere o futuro chegar!