Veículo: G1 - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 29/05/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Livraria Cultura anuncia abertura de duas lojas em SP em meio a processo de falência

Primeira unidade será em casarão no Higienópolis. A segunda, em espaço dentro de galeria em Pinheiros. Rede fechou loja icônica no Conjunto Nacional, uma das últimas a permanecer aberta, em abril deste ano com dívidas de aluguel superiores a R$ 15 milhões. Interior da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, em São Paulo Renata Bitar/g1 A Livraria Cultura confirmou nesta terça-feira (28) a abertura de duas lojas em São Paulo, com início de funcionamento previsto para agosto deste ano. O anúncio ocorre quase dois meses após a emblemática loja do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista – uma das últimas a permanecer operando – ser fechada por conta dos desdobramentos do processo de falência da rede. Uma das unidades será em um casarão histórico na Avenida Angélica, no Higienópolis, na região central da capital, e a outra dentro de uma galeria em Pinheiros, na Zona Oeste. Livraria Cultura, na Avenida Paulista, fecha as portas mais uma vez após decisão judicial A retomada da operação vinha sendo sugerida pela Livraria por meio das redes sociais. Na semana passada, eles divulgaram imagens do casarão no perfil da rede no Instagram.

Dívidas e recuperação judicial A Livraria Cultura vinha enfrentando uma forte crise desde meados de 2015, após o encolhimento do mercado editorial. Em 2018, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial. Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, morre em SP aos 83 anos Em junho de 2023, após conseguir uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender sua falência, a Livraria Cultura reabriu as lojas na capital paulista e em Porto Alegre. Em fevereiro deste ano, porém, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido da Cultura, que estava em recuperação judicial, para suspender a ordem de despejo da loja da Avenida Paulista. As lojas foram fechadas em abril. À época, a unidade da paulista acumulava dívidas de aluguel que ultrapassam o valor de R$ 15 milhões desde 2020. Novas unidades

O Imóvel onde vai ficar a principal unidade da Livraria Cultura foi construído na década de 1920 e fica próximo ao shopping Pátio Higienópolis.

O casarão abrigou um consultório médico de três gerações de uma mesma família. Também já foi uma agência do banco Itaú Personnalité.