Veículo: TV O Foco - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 20/05/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

“Irregularidade”: Unidade do Assaí sofre denúncia da Vigilância Sanitária e Justiça é acionada às pressas

A empresa foi alvo da Justiça após uma denúncia de irregularidade da Vigilância Sanitária

Em um mercado aquecido com grandes varejistas, é válido dizer que o Assaí Atacadista se destaca como uma das maiores do Brasil. De origem brasileira, a empresa está em atuação no mercado nacional desde 1974.

E por falar na gigante dos supermercados, uma unidade famosa da rede acabou sendo alvo da Vigilância Sanitária depois de uma denúncia. Dessa forma, a Justiça precisou ser acionada para cuidar do caso.

Segundo informações do portal Jornal Correio, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou na Justiça contra o Assaí Atacadista após irregularidades na unidade Calçada/Uruguai, em Salvador. Na ocasião, a promotora de Justiça, Joseane Suzart, realizou o cumprimento da medida contra a varejista.

O fato é que, em março deste ano de 2024, o MP pediu que a Justiça obrigasse a empresa respeitar as normas sanitárias do município e renovasse de forma periódica o Alvará de Saúde, assim como os demais documentos exigidos pela Vigilância Sanitária. Vale dizer que, as renovações devem ser realizadas antes do vencimento.

Além disso, o MP ainda pediu que a unidade Calçada / Uruguai da Sendas Assaí distribuidora colocasse um ponto final nas irregularidades vistas em vistoria da Vigilância Sanitária, como: problemas estruturais em câmaras de refrigeração, vazamentos no açougue, higienização inadequada de balcões de vendas e açougue e algumas outras.O Ministério Público ainda pediu à Justiça o pagamento de indenização pelos prejuízos extrapatrimoniais coletivos contra à sociedade, dinheiro esse que deve ser revertido ao Fundo Estadual dos Direitos do Consumidor.

Além disso, existe a indenização aos consumidores vítimas de prejuízos materiais e morais, por conta das práticas abusivas do Assaí Atacadista. É importante frisar que o valor não foi exposto.

COMUNICADO DO ASSAÍ ATACADISTA

Diante a situação, o Assaí Atacadista emitiu uma nota oficial onde justificou a situação. “O Assaí segue com rigor as normas da Vigilância Sanitária e demais legislações vigentes, operando em total conformidade e respeito ao(a) cliente e às diretrizes sobre a qualidade dos alimentos e operação de equipamentos.”, disse a empresa.

“Havendo qualquer irregularidade, a Companhia prontamente irá apurar o ocorrido e tomar as atitudes necessárias para corrigir falhas. Sobre a loja mencionada, a rede aguarda a notificação judicial para a devida avaliação”, disse ainda a rede.

Assaí (Foto: Reprodução/ Internet)
A empresa é uma das maiores varejistas do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Quantas lojas o Assaí tem?

Fundado em São Paulo (SP) há 50 anos, a rede conta atualmente com mais de 280 lojas, distribuídas nas cinco regiões brasileiras, de acordo com a própria empresa.