O Trade Marketing desempenha um papel crucial para otimizar a experiência do consumidor nos pontos de venda. Com estratégias direcionadas para canais de distribuição e varejo, o trade aumenta a visibilidade e a disponibilidade dos produtos, bem como a sua aceitação pelo consumidor.
À medida que o mercado varejista continua a evoluir, três tecnologias emergentes estão moldando a transformação do trade marketing: a inteligência artificial (IA), a realidade aumentada (RA) e o Big Data. A Internet das Coisas (IoT) também entra nesse cenário com o fim de rastrear, em tempo real, os produtos e as interações do consumidor. Além disso, possibilita a comunicação entre dispositivos — casas inteligentes e carros conectados, por exemplo
Três especialistas que atuam no ramo participaram do mapeamento das tendências do Trade Marketing para os próximos 5 anos. Renata Leme, COO da TSBetc; Ed Sequim, CPO da Fibra.ag e Diretor de Novos Negócios e Relacionamento; e Leonardo Oliani, Fundador da Astéria Internet Solutions, colaboraram para este artigo.