A Marisa Lojas divulgou uma prévia de seus resultados financeiros e operacionais referentes ao quarto trimestre de 2023, ainda não auditados. Os números revelam um cenário desafiador para a empresa no período.
As vendas apresentaram uma queda significativa de 28% no resultado consolidado e recuaram 25% no varejo físico em comparação com o quarto trimestre de 2022. A receita líquida do varejo também sofreu um declínio acentuado, recuando 41,5% para R$ 409 milhões.
Lucro bruto
O lucro bruto no varejo totalizou R$ 218,1 milhões, representando uma queda de 39,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem bruta do varejo ficou em 53,3%, 1,4 ponto percentual acima do quarto trimestre de 2022, impulsionada pela aceleração do giro de estoque em 51,7%.
Despesas
Por outro lado, as despesas SG&A do varejo (pró-forma) registraram um recuo de 27,6%, refletindo o plano de eficiência operacional implementado ao longo de 2023. No entanto, o Ebitda do Varejo pro-forma foi negativo em R$ 34,8 milhões, excluindo os efeitos extraordinários de despesas com a reestruturação, comparado a um resultado positivo de R$ 24 milhões no ano anterior.
Otimização
A Marisa destacou a otimização da performance do Ominicanal, com melhorias nos processos de operações digitais e aumento da participação do Ship From Store em 70 lojas, além da retomada do marketplace no canal digital. O Ebitda recorrente ficou próximo ao breakeven no período, em R$ 1,7 milhão, e atingiu R$ 2,2 milhões ao longo de 2023.
Resultados sem números da M Pagamentos
É importante ressaltar que os resultados não incluem os números da M Pagamentos, que passou a ser reportada como “operação descontinuada” devido à parceria com a Credsystem em novembro de 2023. Isso resultou na aceleração da participação do cartão Marisa PL como meio de pagamento, com a emissão de 223.559 novos cartões no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024, em comparação com 130.271 no mesmo período do ano anterior.
Dívida líquida
A dívida líquida da Marisa ao final de 2023 totalizou R$ 67,8 milhões, representando um recuo de 31,5% em relação ao final de 2022.