Veículo: Valor Investe - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 14/03/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Dona da Zara registra resultado em linha com projeções e ação dispara 7%

Inditex, proprietária da marca de roupas Zara, planeja impulsionar os investimentos para atender à forte demanda, após relatar um crescimento nas vendas no último trimestre e ter um bom início de ano. As informações são da Dow Jones Newswires. Como resultado, suas ações atingiram máximas históricas ao dispararem cerca de 7% na sessão de hoje, em Madri, cotada a 44 euros.

O grupo de moda espanhol anunciou hoje que as vendas foram de 10,3 bilhões de euros, ou US$ 11,3 bilhões, para o trimestre encerrado em 31 de janeiro, acima dos 9,51 bilhões de euros do mesmo período do ano anterior.

Os dados vieram em linha com as expectativas dos analistas de 10,35 bilhões de euros, de acordo com uma pesquisa de estimativas compilada pela FactSet.

“As vendas foram positivas em todas as áreas geográficas e em todos os conceitos”, afirmou a empresa, acrescentando que o desempenho foi satisfatório tanto nas lojas físicas quanto on-line.

Os resultados da Inditex chegam em um momento em que as empresas de “fast fashion” enfrentam uma forte concorrência com, por exemplo, da Shein, e um ambiente de consumo incerto.

A empresa sueca concorrente H&M disse, no final de janeiro, que as vendas nos dois meses até 29 de janeiro, incluindo o período de feriados, caíram 4% em moeda constante.

O lucro líquido anual da Inditex saltou para 5,4 bilhões de euros, de 4,1 bilhões de euros, superando ligeiramente as expectativas dos analistas de 5,3 bilhões de euros, de acordo com a FactSet.

As coleções da primavera e verão europeus de 2024 foram muito bem recebidas pelos clientes, levando a um início positivo de ano, disse a empresa. As vendas em lojas físicas e on-line em moeda local, ajustadas para dias úteis, aumentaram 11% em relação ao ano fiscal, entre 1º de fevereiro e 11 de março.

A Inditex propôs um dividendo de 1,54 euros por ação, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. O pagamento inclui um dividendo ordinário de 1,04 euros e um dividendo adicional de 0,50 euros por ação, disse a empresa.

Para este ano, a empresa espera um investimento em capital ordinário de cerca de 1,8 bilhão de euros para otimizar o espaço comercial, sua integração tecnológica e melhorar suas plataformas on-line.

A Inditex também planeja expandir a logística com 900 milhões de euros por ano nos anos fiscais de 2024 e 2025. Isso inclui novos centros de distribuição na Espanha, bem como aumento da capacidade no centro dos Países Baixos.