Veículo: InfoMoney - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 05/01/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Blue chips derrubam Bolsa, com cenário externo; apenas 7 ações sobem e Assaí (ASAI3) lidera

Ibovespa hoje cai com exterior

A sessão de hoje foi pintada de vermelho, com a maioria das ações caindo e só sete do Ibovespa subindo. As blue chips tiveram desempenho melancólico e Petrobras (PETR3;PETR4) até chegou a abrir no azul e se segurar no campo positivo, mas o relatório sobre estoques de combustível e energia nos EUA mostraram uma apreensão do mercado com esse setor e as ações viraram para queda, para fechar com, respectivamente, menos 1,62% e 0,85%.

O preço das principais referências do petróleo caiu e as petroleiras juniores também sofreram: PRIO (PRIO3) perdeu 0,98%, enquanto Petrorecôncavo (RECV3) desceu 2,64% e 3R Petroleum (RRRP3) cedeu 2,01%.

Vale (VALE3) caiu 1,34% e segue sem fechar no positivo em 2024. Mais uma vez, a ação foi na contramão da alta do minério de ferro do outro lado do mundo.

Os bancos até oscilaram, mas acabaram se rendendo à baixa generalizada e à cautela predominante no pregão de hoje. Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) puxaram a fila, com quedas de 1,37% (máxima do dia) e 0,66%, respectivamente.

O mesmo aconteceu com as varejistas. Magazine Luiza (MGLU3) perdeu 3,50% e foi a mais negociada do dia. Seu pares no setor tiveram o mesmo fim na sessão de hoje, em especial Lojas Renner (LREN3), que perdeu 3,91%.

Nem mesmo Vivara (VIVA3), enaltecida por analistas como uma das ações preferidas do setor, escapou: baixa de 2,75%.

Ambev (ABEV3) foi uma das exceções, subindo 0,37%. Assim como Assaí (ASAI3), que acabou liderando as poucas altas do dia, com 2,09%.

Zamp (ZAMP3) e Pague Menos (PGMN3) desabam

Duas ações chamaram atenção pelas elásticas quedas. A Zamp (ZAMP3), dona do BK Brasil, aprovou a saída da companhia do segmento Novo Mercado da B3 sem realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA), conforme pedido do Mubadala feito em novembro. Ainda houve renúncia do presidente do Conselho. A ação desabou 19,31%.

Já Pague Menos (PGMN3) recuou 11,40%, com cortes de recomendação e preço-alvo por um grande banco.

SLC Agrícola (SLCE3) caiu 1,24%, com incêndio em fazenda na Bahia atingindo estoque.

Por fim, IRB (IRBR3) recuou 1,11%, diante de novo procedimento arbitral instaurado pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ.

Ibovespa tem nova queda ampla

Assim como no primeiro pregão do ano, quando perdeu 1,11%, o Ibovespa teve nova queda ampla, com 1,21%, aos 131,2 mil pontos.

A Bolsa paulista seguiu em parte o sentimento ainda cauteloso predominante nos índices em Nova York neste começo de ano. Por lá, pouca amplitude e fechamento misto.

O gatilho foi basicamente o Relatório Nacional de Emprego ADP, que mostrou um volume de criação de empregos mais forte do que o esperado. Esse é mais um argumento para cautela, afinal pode colocar as barbas do Fed de molho, adiando o início do ciclo de cortes.

Mas amanhã é que se tira a prova dos nove: os EUA divulgam o payroll, a folha de pagamento de dezembro, o indicador preferido do Fed para o mercado de trabalho. (Fernando Augusto Lopes)