O Magazine Luiza foi certificado pela Secretaria Especial da Receita Federal como participante do Programa Remessa Conforme, voltado para varejistas de comércio eletrônico que zera a alíquota de importação de compras de até US$ 50 em empresas habilitadas na iniciativa. A informação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
A certificação ocorre quase dois meses depois de a varejista anunciar que decidiu enviar a solicitação de adesão, em outubro.
A intenção da varejista é ampliar seu plano de marketplace internacional no país, com a importação de mercadorias do exterior. A empresa vai operar pelo chamado “cross border”, em produtos de diferentes categorias e faixas de preço.
A companhia já tinha uma operação de “cross border”, mas pequena e limitada, basicamente para produtos enviados dos EUA ao Brasil. Em entrevista recente, o vice-presdiente de negócios, Eduardo Galanternick, disse que com a adesão vai haver uma ampliação da importação de outros mercados, como da china, região com milhões de pequenos vendedores e muito explorada pelas marcas Shein e AliExpress.
Ele afirmou ainda que a companhia já tinha o plano de avançar com esse braço de negócios antes da isenção, mas faltava um plano de conformidade claro e em atividade no país, para todos os “players”, diz. E com o Remessa Conforme, que tornou as regras claras, a varejista decidiu que era hora de acelerar o projeto.
A ideia é aproveitar a oportunidade para trazer produtos e marcas que não estão no Brasil, na intenção de ampliar nosso sortimento com milhares de novos itens. O marketplace será reforçado, por exemplo, com novas marcas de áudio, caixas de som, brinquedos, barbeadores e eletroportáteis. Além disso, outras empresas do grupo como Netshoes, de artigos esportivos, Época Cosméticos, de itens de beleza, e KaBuM!, do setor de games, passarão a oferecer ainda mais opções aos clientes.