Veículo: Pequenas Empresas Grandes Negócios - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 06/11/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Ela largou a advocacia e fatura R$ 7 milhões com marca de itens de papelaria artesanais e luxuosos

O desespero de perder 10 anos de fotos que estavam em um computador que pifou motivou Maria Helena Pessôa, 35 anos, a fazer um álbum do zero. Naquele momento, ainda como mestranda na área de direito, ela não imaginava que a atividade se transformaria em um negócio de artigos de papelaria. Nomeada de MH Studios, a empresa produz artesanalmente álbuns, cadernos e planners e faturou R$ 7 milhões em 2022.

“Eu sempre gostei de um viés artistico e criativo, mas a vida acabou me levando para o direito”, conta Pessôa. Foram oito anos estudando e trabalhando no setor. Até o episódio das fotos no computador. “O problema foi resolvido e eu quis fazer um álbum tão sofisticado quanto um livro de mesa, que eu não encontrava para comprar”, diz.

A ideia de reviver nas pessoas a cultura desses livros de memórias fotográficas começou a surgir, mas ela optou por finalizar um mestrado que estava realizando nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, em 2015, a insatisfação com a carreira aumentou, e Pessôa começou a investir em cursos de design. “O primeiro curso que fiz foi o de encadernação. Eu pensava que a atividade poderia me deixar mais bem disposta no trabalho”, lembra.

Com o novo aprendizado, a produção de álbuns era feita em um quartinho de seu apartamento. Vendas começaram a surgir entre amigas. A demanda foi crescendo pelo boca a boca e, em dez meses, conciliar direito e empreendedorismo já não era viável.

Não só na vida profissional que a encadernação cresceu: o negócio foi ocupando cada vez mais espaço na casa da empreendedora — outro quarto, a sala, a cozinha, até que ela precisou mudar o ateliê para um lugar próprio em 2019.

O portfólio começou apenas com os álbuns (a partir de R$ 640) e hoje conta com cadernos (a partir de R$ 290), planners (a partir de R$ 440) e caixas decorativas (a partir de R$ 340). Há opções em pronta entrega e customizadas. “As edições especiais são hiperpersonalizadas — envolvem caligrafia, bordado, mosaico e aquarela”, explica Pessôa. Os artigos são vendidos por e-commerce e em uma loja física.

Os planners, a cada ano, possuem uma temática diferente e se tornam objeto de desejo. A edição de 2024 traz uma jornada literária para os 12 meses, com títulos sugeridos pelo influencer dos livros Pedro Pacífico, o Bookster. “A ideia é que o momento de pausa para escrita e organização não seja cansativo. A estética do planner proporciona um sentimento de prazer.”

Para o lançamento do produto, ela aposta em eventos temporários em um espaços decorados e com cardápio de comida assinado por chefs. Com os livros como tema, ela utilizou a história de Alice no País das Maravilhas neste ano. “Sempre busco dar vida a eventos que façam as pessoas viverem uma experiência realmente diferente”, conta. A iniciativa, segundo ela, gera posts espontâneos pelos clientes — ajudando a MH Studios ficar conhecida por mais pessoas.

Evento do lançamento do planner de 2024 aconteceu na Casa Higienópolis, que foi transformada em uma grande biblioteca entre os dias 17 e 21 de outubro