Veículo: E-commerce Brasil - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 13/10/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Varejo nacional cresce 1,6% no volume de vendas em setembro, mostra Stone

A Stone divulgou, nesta quarta-feira (11), o Índice Stone Varejo de setembro com alta de 1,6% nas vendas do período. O volume positivo, na análise da empresa, feita em parceria com o Instituto Propague, confirma a estabilidade do varejo nacional e mantém o panorama trazido com pesquisas mais recentes.

Na segmentação por tipos de produtos, artigos farmacêuticos (0,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%) apresentaram alta. Outros quatro segmentos não conseguiram alcançar resultados positivos, incluindo livros, jornais, revistas e papelaria (12,7%); material de construção (1,3%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%); e tecidos, vestuários e calçados (0,8).

Em termos regionais, o Índice Stone traz nove estados com crescimento na comparação com o volume de vendas em setembro de 2022. A lista, da maior para a menor variação positiva, conta com as seguintes localidades:

 Tocantins (9,4%)
 Espírito Santo (3,3%)
 Pará (2,6%)
 Santa Catarina (1,6%)
 Mato Grosso do Sul (1,4%)
 Rondônia (1,2%)
 São Paulo (1%)
 Paraná (0,7%)
 Minas Gerais (0,4%)

As principais quedas ficaram entre Norte e Nordeste, mas com pontos de melhora necessários nos mercados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Veja:

 Amapá (14,5%)
 Amazonas (9,1%)
 Alagoas (8,4%)
 Rio Grande do Norte (8,3%)
 Rio Grande do Sul (7,3%)
 Distrito Federal (5,2%)
 Mato Grosso (4,6%)
 Goiás (2,5%)

De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, o varejo brasileiro continua pressionado e uma tendência positiva só pode ser confirma com mais meses de análise. Mesmo assim, o cenário é melhor que em outros períodos.

“É inegável que esse desempenho recente melhora as nossas perspectivas para o último trimestre do ano, um período importante para o setor, com datas como a Black Friday e o Natal”, afirma o responsável pelo levantamento da Stone.