Veículo: Valor Econômico / Empresas - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 03/10/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Controlador da LVMH e empresário russo são investigados por lavagem de dinheiro

Os promotores franceses estão investigando um acordo entre o bilionário francês Bernard Arnault e o empresário russo Nikolaï Sarkisov por possível lavagem de dinheiro.
A promotoria de Paris disse, nesta sexta-feira, que a investigação segue um alerta da unidade francesa de combate à lavagem de dinheiro Tracfin e que uma investigação preliminar está em andamento desde 2022. A promotoria se recusou fornecer mais informações.

Arnault é presidente-executivo e acionista controlador do império de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, além de ser a segunda pessoa mais rica do mundo depois de Elon Musk, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. Um porta-voz da LVMH não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

A declaração dos promotores segue-se a uma reportagem do jornal “Le Monde” que afirma que o órgão francês de combate à lavagem de dinheiro detectou o que considerou serem transferências de dinheiro suspeitas entre Arnault e o empresário russo.

As negociações diziam respeito à aquisição pelo francês de um imóvel em Courchevel, localizado nos Alpes franceses, em 2018. Esse negócio deixou Sarkisov com um alegado lucro de cerca de 2 milhões de euros, sem qualquer justificação óbvia, informou o diário francês, citando um documento do Tracfin.

Sarkisov, que fez fortuna com seguros, não foi encontrado imediatamente para comentar.
Após a investigação preliminar, os procuradores franceses podem iniciar uma investigação formal ou abandonar o assunto.