As empresas relacionadas aos segmentos de varejo, beleza e cosméticos foram alvos das maiores queixas de irregularidade nas primeiras horas da Black Friday de 2025, segundo levantamento do Reclame Aqui.
O que aconteceu
Consumidores registraram mais de 8.600 reclamações nas primeiras horas da Black Friday 2025. A pesquisa considera o período entre as 12h da última quarta-feira (26) e as 6h de hoje. No mesmo período do ano passado, o volume de queixas totalizava 8.800.
Ranking de empresas com mais reclamações é composto integralmente por marketplaces e grandes lojas online. Segundo o Reclame Aqui, a liderança confirma o volume de transações desse modelo de negócios. O ranking de empresas mais reclamadas foi dividido, =-separando-se empresas varejistas das de beleza e cosméticos.
Empresas com mais reclamações
Amazon
Mercado Livre
Americanas- Loja Online
Magazine Luiza – Loja Online
Casas Bahia – Loja Online
Granado-Phebo
Mc Donalds
Natura
Kiko Milano – Cosméticos
Sephora
Frete grátis e desconto elevado atraem os consumidores da Black Friday de 2025. As estratégias são os requisitos favoritos para 50% daqueles que vão realizar uma compra. Na sequência aparecem os interesses por cupons de desconto (35%) e entrega rápida (25%).
Inteligência artificial contribuiu para golpes de criminosos virtuais. O Reclame Aqui afirma que foram identificadas até a última quarta-feira 431 reclamações sobre sites falsos. Os endereços eletrônicos em questão são construídos para parecer legítimos e, em muitos casos, usam inteligência artificial para gerar uma aparência profissional e convincente. A maioria deles é impulsionada por anúncios pagos em redes sociais
Fraudes com IA já foram identificadas por 42% daqueles que buscam por desconto. O percentual equivale ao total de consumidores que se visualizaram alguma oferta que parecia um golpe com o uso de inteligência artificial. Entre os pontos que chamaram a atenção e os ajudaram a identificar as ofertas suspeitas estão: barato demais para ser verdade (50%), loja fake se passando por loja oficial (36%) e urgência desnecessária para fazer a compra (25%).