Iniciativa de prevenção ao câncer de mama. (Foto: Reprodução)Uma consulta pública quer avaliar a incorporação do medicamento pertuzumabe no SUS (Sistema Único de Saúde) para câncer de mama. A iniciativa é promovida pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).
As contribuições podem ser enviadas até o dia 26 de novembro de 2025.
O medicamento é usado como tratamento neodjuvante, ou seja, a ser realizado antes da cirurgia, com o objetivo de diminuir o tamanho do tumor de pacientes com câncer de mama HER2-positivo inicial de alto risco, em combinação com trastuzumabe e quimioterapia (duplo bloqueio).
Importância da inclusão
A incorporação do medicamento no SUS vai aumentar as chances de cura de pacientes com câncer de mama HER2 inicial, ao reduzir o risco de recorrência e/ou morte.
A associação de pertuzumabe ao trastuzumabe quase duplica as taxas de resposta patológica completa, reduzindo o risco de progressão a estágios mais avançados do câncer e, consequentemente, diminuindo o uso de recursos da saúde pública e de seus custos associados.
Ou seja, quando o tumor não é mais detectável após o tratamento neoadjuvante, permite a realização de cirurgias mais conservadoras e, em muitos casos, a preservação da mama.
Isso não apenas impacta a qualidade de vida e a autoestima da paciente, mas também contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde ao reduzir a necessidade de procedimentos mais invasivos e custosos no combate ao câncer, como as mastectomias radicais.
Toda a sociedade é convidada a participar da consulta pública.
Como participar:
- Clique no link da Consulta Pública nº 98/2025.
- Toque em “entrar” no canto superior direito.
- Escolha “entrar no gov.br”.
- Faça login com seu CPF e senha.
- Preencha o formulário e envie sua opinião.