O mercado de luxo também tem presença relevante no Sul, que reúne 16% dos consumidores premium, seguido pelo Nordeste, com 12%. (Foto: Freepik)
O mercado de luxo no Brasil soma 7,5 milhões de consumidores, e mais de um terço deles tem renda mensal de até R$ 8 mil, segundo a Serasa Experian. O levantamento, feito pela plataforma Insights Hub, mostra que 8,2% ganham até R$ 2 mil, 10,4% entre R$ 4 mil e R$ 6 mil e 7,6% entre R$ 6 mil e R$ 8 mil. Ao todo, 35,7% dos consumidores de produtos premium estão nessa faixa de renda.
Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado
O estudo também revela que 57,3% dos consumidores do mercado de luxo têm renda acima de R$ 10 mil por mês, enquanto 6,9% ganham entre R$ 8 mil e R$ 10 mil. A pontualidade nos pagamentos também é alta: 94,2% mantêm o índice acima de 75%, o que indica estabilidade financeira. Além disso, 66% usam cartões premium e 76% são usuários frequentes, o que reforça o padrão de consumo e o alto volume de transações.
Homens dominam o público premium
Entre os 7,5 milhões de consumidores com perfil premium, 56% são homens e metade tem mais de 49 anos. O estudo aponta que 49% têm sociedade em empresas e 64% são investidores, o que demonstra forte presença do capital privado nesse segmento.
Mapa do luxo
A concentração regional é expressiva: 60% vivem no Sudeste, sendo 39% no estado de São Paulo e 18% na capital. Campinas é a segunda cidade com maior número de consumidores desse perfil.
O mercado de luxo também tem presença relevante no Sul, que reúne 16% dos consumidores premium, seguido pelo Nordeste, com 12%. O comportamento desse público reforça o vínculo entre renda, mobilidade e experiência: 62% viajam com frequência, e quase 90% utilizam programas de milhas.
O uso da tecnologia e do crédito como ferramentas de conveniência destaca o potencial de consumo e o papel do Brasil na expansão global do setor.