Veículo: Portal IN
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 06/11/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Uso de inteligência artificial cresce no varejo brasileiro e já alcança 59% das empresas

ganhos de eficiência

Uso de inteligência artificial cresce no varejo brasileiro e já alcança 59% das empresas

Por Redação – Em 05/11/2025 às 4:00 PM

Ia, Inteligência Artificial, Compras Online, E Commerce Foto Freepik

Entre as empresas que já adotaram a tecnologia, 77% utilizam ferramentas de IA diariamente FOTO: Freepik

A adoção de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) avança de forma consistente no varejo brasileiro. Segundo levantamento da Zucchetti Brasil e da Central do Varejo, 59% das empresas do setor já utilizam ferramentas de IA em suas operações, e 90% pretendem ampliar o investimento nas tecnologias nos próximos meses.

O estudo mostra que as aplicações mais comuns estão nas áreas de marketing e produção de conteúdo (57%), sumarização de textos e transcrições (54%) e atendimento ao cliente (54%). Para a maioria dos entrevistados, a adoção das ferramentas trouxe ganhos de eficiência: 87% relatam aumento de produtividade, enquanto 73% apontam o atendimento ao cliente como o principal campo para aprimoramento.

A pesquisa ouviu 373 profissionais do setor, sendo 67% de pequenas e médias empresas e 33% de grandes corporações. A subsidiária brasileira da italiana Zucchetti atende mais de 120 mil clientes, entre eles Banco Inter, Ifood, CSN e Marcopolo, com soluções que vão de sistemas de gestão e automação comercial a softwares de recursos humanos e assinaturas digitais.

Para o diretor de varejo da Zucchetti Brasil, Bernardo Rachadel, o foco atual em marketing e atendimento reflete o esforço das empresas em entender melhor o comportamento do consumidor e oferecer experiências mais personalizadas. Ele destaca, porém, que o desafio é expandir o uso da IA para todas as áreas do negócio, como treinamento de equipes, suporte pós-venda e análise preditiva de clientes.

Entre as empresas que já adotaram a tecnologia, 77% utilizam ferramentas de IA diariamente. Mais da metade (58%) utiliza soluções pagas e 54% investem até R$ 2 mil por ano nas plataformas. Por outro lado, 26,6% destinam mais de R$ 10 mil anuais, e 61% afirmam capacitar seus colaboradores para o uso das ferramentas.