Quem chega ao shopping Pátio Higienópolis não precisa dar muitos passos sem se deparar com um banner exibindo a programação do Teatro UOL, localizado no terraço do prédio.
Praticamente todos os dias, a sala com 300 poltronas recebe espetáculos de diferentes gêneros. Mas o destaque das comédias garantiu, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de melhor teatro de humor em São Paulo.
Neste ano, o palco recebeu mais de 40 espetáculos que arrancaram risadas da plateia, não sem deixar reflexões ao público. Para Isser Korik, diretor artístico e um dos fundadores, a forma mais penetrante de transmitir uma mensagem é embrulhada em divertimento.
É sob esse pretexto, aliado ao gosto do público fiel do teatro, que ele realiza a curadoria das peças que entram em cartaz. Não é obrigatório se enquadrar no gênero humorístico para subir ao palco: os critérios são principalmente bom acabamento, proposta artística clara, bons atores e variedade de linguagens.
Combinando tais elementos, a programação do Teatro UOL coleciona hits. Neste ano, uma das peças que vem lotando a sala é “Corte Fatal”, história que fez sucesso mundo afora e que foi adaptada por Pedro Neschling. O espetáculo conta a história da investigação de um crime de maneira cômica e convida o público a desvendar o mistério e decidir o final da trama.
Este viés atual também é percebido em “Mulheres em Chamas”, outra peça que fez sucesso, com direito a prorrogação da temporada —e que agora está em cartaz no Teatro Bradesco. O texto apresenta três mulheres discutindo os sintomas da menopausa com bom humor.
A peça se enquadra em um ciclo de protagonismo feminino, destacado pelo diretor artístico. Nos últimos meses, a cena teatral viu surgir uma série de espetáculos que refletem o papel da mulher na sociedade. Temáticas como essa são valorizados pela curadoria.
Não é de hoje que Korik se preocupa com a programação. Ele conta que desde o início da cena paulistana de stand-up, a casa já buscou incluir comediantes. Em 2007 criaram o projeto “Em Pé, sem Cabeça”, com nomes como Rafinha Bastos e Danilo Gentili. Mais tarde, veio o projeto “Seleção do Humor Stand-Up”.
Até hoje é comum encontrar grandes nomes do gênero na programação da casa. O show “Alma de Brasileiro”, do humorista francês Paul Cabannes, encheu o teatro mesmo com sessões às terças-feiras.
O público conquistado ao longo desses 25 anos, aliás, é um atributo que Korik considera que atrai artistas e peças até a sala. Para ele, isso se deve à “tradição em escolher bem os espetáculos e aos canais de comunicação que o teatro tem com seu público”.
Após as sessões de “Corte Fatal” e da peça infantil “A Bela e a Fera”, o Teatro UOL vai fechar a partir de segunda-feira (3) para uma grande reforma.
O investimento, ainda sem valor revelado, vai ser feito pelo próprio shopping Pátio Higienópolis, que abriga o teatro. As mudanças previstas têm a intenção de aumentar o conforto, com novas poltronas e atualizações na estrutura e acessibilidade. A reabertura fica para 2026, ainda sem uma data divulgada oficialmente.
TEATRO UOL
Shopping Higienópolis – Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, região central, @teatrouol

