
Melhora no período é reflexo da base de referência mais baixa em 2024, quando houve desaceleração no consumo
As vendas no varejo óptico brasileiro em setembro deste ano apresentaram crescimento de 10% sobre o mesmo período de 2024. No mês, o faturamento foi de R$ 2,4 bilhões. “O crescimento expressivo acontece porque no segundo semestre do ano passado tivemos desaceleração de consumo”, explica Ambra Nobre Sinkoc, diretora-executiva da Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica).
Outro aspecto que está influenciando o desempenho em 2025 é a dinâmica de recuperação de mercado do varejo óptico físico. No período, as empresas tem apoiado suas estratégias comerciais em lançamentos, recomposição de estoques e fortalecimento de ações promocionais de grandes marcas. “Com isso, houve aumento no valor do ticket médio, refletindo o avanço das linhas premium e solares, além da correção inflacionária sobre produtos importados”, explica a diretora.
O resultado de setembro sinaliza a retomada das vendas de julho quando naquele mês os pontos de venda (PDVs) do setor óptico faturaram R$ 2,4 bilhões, ante R$ 2,24 bilhões em agosto. “Esse movimento oscilatório nesses três meses mostra que ainda não podemos falar que o crescimento de setembro é uma tendência consolidada”, diz Sinkoc que completa: “até o final do ano poderemos observar novas variações mas ainda é cedo para antecipar quais”. A estimativa de crescimento para 2025 projetada pela Abióptica é de 5% em relação a 2024.
O setor óptico emprega aproximadamente 180 mil pessoas em 71.226 pontos de venda no Brasil. No ano passado, foram abertos mais 5.885 PDVs. Em 2024, o setor óptico registrou R$ 27 bilhões em vendas, ante R$ 26 bilhões no exercício anterior.