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Data: 20/10/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
Assuntos:

Amazon confirma ‘erros elevados’ e não confirma mais normalização de serviços; usuários reclamam

Por 

Redação

20/10/2025 10h16  Atualizado há 5 horas

A AWS confirmou que ainda enfrenta ‘erros elevados’ mesmo após a normalização do sistema de nuvens anunciado mais cedo.

‘Aplicamos diversas mitigações em diversas Zonas de Disponibilidade (AZs) na US-EAST-1 e ainda estamos enfrentando erros elevados na inicialização de novas instâncias do EC2. Estamos limitando a taxa de inicialização de novas instâncias para auxiliar na recuperação’, diz o novo texto divulgado à imprensa.

 

‘Continuamos investigando a causa raiz dos problemas de conectividade de rede que estão afetando os serviços da AWS, como DynamoDB, SQS e Amazon Connect na região US-EAST-1’.

 

Usuários de todo mundo afirmam que ainda enfrentam dificuldade no acesso de diversos sites e aplicativos mesmo após a Amazona dizer que já normalizou o sistema e que praticamente todas as plataformas já voltaram ao ar.

O site Downdetector, que mede a reclamação, mostra um aumento de questionamentos recorrentemente para o Mercado Livre, Picpay, Trelo, Snapchat, Canva e mais.

Segundo o site, mais de mil empresas foram afetadas, com um milhão de relatórios produzidos por problemas em conexão nos Estados Unidos.

Sites ainda apresentam reclamação do uso. — Foto: Reprodução

Sites ainda apresentam reclamação do uso. — Foto: Reprodução

Reclamações de usuários após queda da AWS. — Foto: Reprodução

Reclamações de usuários após queda da AWS. — Foto: Reprodução

A unidade de serviços em nuvem da Amazon, a AWS, registrou uma pane mais cedo. A falha afeta milhões de pessoas no mundo todo, incluindo usuários dos serviços hospedados na nuvem da Amazon no Brasil e nos Estados Unidos.

Em uma nota, a AWS informou inicialmente ter identificado uma potencial causa e que estava trabalhando para resolver o problema. Depois, o grupo publicou que o problema que gerou a interrupção foi ‘totalmente mitigado’.

As diversas falhas começaram cedo, antes das 6h, no horário de Brasília. Alguns usuários relatam nas redes sociais que a Alexa estava sem resposta de voz e o aplicativo do Mercado Livre inteiramente com erro.

A empresa fornece serviços digitais para empresas, governos e indivíduos. A companhia compete com os serviços de nuvem do Google e da Microsoft.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (20), a Amazon Web Services afirma que a pane que atingiu boa parte dos aplicativos nesta manhã já foi corrigida e a maior parte do serviço retornou para a normalidade. Apesar disso, a empresa diz que há um acúmulo de tarefas que o sistema precisará resolver.

A Amazon explicou que o problema foi causado por um problema com empresas que se conectavam a serviços de dados nos data centers da AWS no norte da Virgínia. Como já havia sido percebido pelos internautas, um grande número de empresas foi afetado.

A escala do problema desta manhã significa que algumas solicitações de conexão podem ser ‘limitadas’ enquanto tudo é resolvido, o que significa que elas podem ser mais lentas do que o normal.

A nota completa dizendo que a Amazon comenta que ainda há problemas com um serviço de servidor chamado EC2, ou Amazon Elastic Compute Cloud, que a empresa está tentando resolver. No texto, a AWS recomenda que qualquer pessoa que ainda estivesse tendo problemas com o DynamoDB ‘limpasse seus caches de DNS’, o que essencialmente atualizaria a conexão.

Logo da Amazon. — Foto: DAVID RYDER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Logo da Amazon. — Foto: DAVID RYDER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP