Veículo: Valor Econômico
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Data: 23/09/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
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Amazon pretende fechar todos seus supermercados físicos no Reino Unido

Decisão ocorre apenas quatro anos após a empresa abrir a primeira Amazon Fresh no país, à medida que se concentra nas entregas on-line e em sua marca Whole Foods Market

Por Dow Jones — Barcelona

23/09/2025 16h25 Atualizado agora

 

A Amazon pretende fechar todas as suas lojas físicas Amazon Fresh no Reino Unido apenas quatro anos após abrir a primeira no país, à medida que a empresa se concentra nas entregas on-line e em sua marca Whole Foods Market.

A gigante do comércio eletrônico disse nesta terça-feira (23) que iniciou uma consulta com os funcionários sobre o potencial fechamento de 14 lojas Amazon Fresh e a conversão de outras cinco em unidades do Whole Foods Market.

A empresa pretende oferecer aos funcionários afetados pelos fechamentos cargos alternativos dentro da companhia.

Os possíveis fechamentos ocorrem menos de cinco anos depois que a Amazon lançou a marca de lojas, que opera com tecnologia em vez de caixas, e quatro anos após a abertura de sua loja inaugural no Reino Unido.

Além disso, a Amazon também lançará a entrega no mesmo dia para produtos perecíveis no Reino Unido, após fazer o mesmo por meio de uma ampla expansão de seu negócio de entrega de supermercado nos EUA. Em agosto, a Amazon disse que pretendia fazer entregas em 2,3 mil cidades nos EUA até o final de 2025.

A gigante de varejo on-line e tecnologia comprou a marca Whole Foods Market em 2017 por US$ 13,7 bilhões, e ela rapidamente se tornou a “joia da coroa” de suas ambições no setor de supermercados.

Em maio, o diretor-presidente, Andy Jassy, disse que a marca estava crescendo significativamente mais rápido que o resto da indústria de supermercados, com forte lucratividade.

“Estou muito otimista com o setor de supermercados. Acho que algumas pessoas não percebem o quão grande é o negócio de supermercado que a Amazon tem hoje”, disse Jassy na época.

A entrega on-line tem se mantido como um ponto positivo, enquanto outras áreas do negócio desaceleraram recentemente. O lucrativo negócio de computação em nuvem da Amazon teve um crescimento lento em seus resultados de julho, ficando atrás de alguns rivais.

No Reino Unido, a Amazon disse que há uma alta demanda dos clientes por sua seleção de supermercado on-line. A empresa planeja pelo menos dobrar o número de assinantes do Prime que podem acessar mais de três opções de entrega por meio de suas parcerias com as marcas de lojas do Reino Unido, Morrisons, Co-op, Iceland e Gopuff.

Em junho, a empresa disse que está investindo 40 bilhões de libras em centros de distribuição e estações de entrega no Reino Unido. O investimento reforçará sua rede de operações e criará milhares de empregos em tempo integral, além dos 75 mil funcionários que a empresa tem atualmente no Reino Unido, disse a Amazon.

 — Foto: Bloomberg— Foto: Bloomberg