Veículo: Folha de S.Paulo
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 18/09/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Descrição de chapéuSelic Brasil mantém 2º lugar no ranking dos países com maiores juros reais

Com a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano, o Brasil segue na segunda posição no ranking mundial de juros reais (descontada a inflação), abaixo apenas da Turquia.

A taxa real brasileira caiu de 9,76% ao ano, dado do levantamento feito em julho, para 9,51% ao ano. Na Turquia, os juros reais subiram de 10,08% para 12,34% ao ano no mesmo período.

Nesta quarta-feira (17), o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve a taxa básica em 15% ao ano.

A imagem apresenta uma sobreposição de gráficos financeiros e moedas digitais. No fundo, há uma representação de gráficos de linha e barras, com números e dados financeiros. Em primeiro plano, destacam-se moedas digitais, possivelmente representando criptomoedas, com um fundo que sugere um tema financeiro. A imagem tem um efeito de sobreposição que combina elementos gráficos e cores vibrantes.
Copom, comitê de política monetária do Banco Central, decidiu a Selic nesta quarta-feira – Saulo Angelo/Thenews2/Folhapress

O Brasil possui juros reais mais elevados que Rússia (4,79%), Colômbia (4,38%) e México (3,77%), segundo ranking elaborado pelo Portal MoneYou e pela Lev Intelligence, que estimaram uma taxa média de 1,45% ao ano em 40 países, mais baixa que o 1,66% de julho deste ano.

O número brasileiro é uma combinação da inflação projetada para os próximos 12 meses —de 4,45%, segundo o último boletim Focus, do Banco Central, no caso do Brasil— e dos juros de mercado de 12 meses à frente.

Em termos nominais, a taxa brasileira permaneceu no quarto lugar, abaixo de Turquia (40,5%), Argentina (29%) e Rússia (17%), mas acima de Colômbia (9,25%), México (7,75%) e África do Sul (7%).