A Folha anuncia na noite desta segunda (18) os vencedores d’ O Melhor de São Paulo 2025. Em sua 14ª edição, o especial de gastronomia premia bares e restaurantes eleitos por um júri especializado e por pesquisa Datafolha.
A cerimônia acontece na Pinacoteca, na região central da cidade, com a presença de chefs, empresários, jornalistas e influenciadores. O evento tem apresentação da atriz Claudia Raia e da jornalista Marília Miragaia, editora do Guia Folha + Comida.
“Posso dizer que O Melhor de São Paulo Gastronomia 2025 é mais do que uma premiação. Ele é um retrato vivo da cidade, da sua pluralidade cultural e da sua capacidade de se reinventar”, disse Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, na abertura do evento.
Depois, subiu ao palco Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo (MDB). “Então, a palavra aqui é de parabenizar a Folha de S.Paulo por esse ato, por esse evento, por essa iniciativa tão importante e, principalmente, as pessoas que serão homenageadas hoje”, afirmou.
O primeiro prêmio anunciado foi o de melhor bar segundo o Datafolha, com quatro campeões: Bar Brahma, Bar do Luiz Fernandes, Bar do Juarez e Pirajá.
Entre os escolhidos pelo júri, Fel e Tan Tan ganharam na categoria de melhor coquetelaria. Alison Oliveira, do Caledonia, foi eleito o bartender do ano e Analu Torres, do Plou, sommelière do ano.
No comando do Tuju, Ivan Ralston foi eleito o chef do ano. A casa também recebeu a premiação de melhor restaurante e melhor menu-degustação. Na pesquisa Datafolha, A Casa do Porco, Terraço Itália, Fasano e D.O.M. dividiram o troféu de melhor restaurante.
O Clandestina, restaurante da chef Bel Coelho, levou o título de melhor brasileiro. Na mesma categoria da pesquisa Datafolha, Mocotó e Tordesilhas dividiram o prêmio.
O Nelita, da chef Tássia Magalhães, foi escolhido o melhor italiano pelo júri. Já o Famiglia Mancini foi o eleito do público.
No prêmio de melhor restaurante japonês, duas casas empataram: o Aizomê, da chef Telma Shimizu, e o Goya, do chef Uilian Goya. Na pesquisa Datafolha, o vitorioso foi o Aoyama.
À frente do Levena, Diego Lozano levou o título de confeiteiro do ano. Isabela Raposeiras, dona do Coffee Lab, foi escolhida a barista do ano.
O Melhor de São Paulo Gastronomia – Restaurantes, Bares e Cozinha será publicado nesta terça-feira (19). A revista chega à casa do assinante e também estará à venda em bancas da Grande São Paulo encartada com a edição impressa do jornal.
Acompanhando os prêmios, as 268 páginas do especial listam uma seleção de cerca de 900 endereços que merecem a visita do leitor —apresentados de acordo com sua especialidade. Há ainda as marcas preferidas do paulistano que cozinha, elencadas em 49 categorias de produtos como picanha, azeite e pão.
A seguir, veja a lista com todos os vencedores nas categorias restaurantes, bares e guloseimas, premiados pelo júri da Folha e pela pesquisa Datafolha.
*
CONHEÇA TODOS OS VENCEDORES
RESTAURANTES JÚRI
Melhor restaurante e menu-degustação: Tuju
Chef do ano: Ivan Ralston
Árabe: Make Hommus. Not War
Brasileiro: Clandestina
Novidade: Z Deli Delicatéssen
Asiático: Aiô
Carnes: Osso
Francês: Ici Bistrô
Em hotel: Fasano
Italiano: Nelita
Latino-americano: Metzi
Japonês: Aizomê e Goya
Para descontrair: A Baianeira
Para ir em shopping: Ráscal
Para não pesar no Bolso: Fresta
Peixes e frutos do mar: Cais
Pizzaria: Leggera
Português: Tasca da Esquina
Vegetariano: Quincho
RESTAURANTES DATAFOLHA
Melhor restaurante: A Casa do Porco, D.O.M., Fasano e Terraço Itália
Árabe: Almanara
Brasileiro: Mocotó e Tordesilhas
Carnes: Barbacoa e Fogo de Chão
Comida mineira: Consulado Mineiro
Feijoada: Bolinha
Hamburgueria: Madero e Z Deli
Italiano: Famiglia Mancini
Japonês: Aoyama
Para ir em família: Coco Bambu, Famiglia Mancini, Outback e Ráscal
Para ir em shopping: Outback
Pizzaria: 1900 e Bráz
BARES JÚRI
Coquetelaria: Fel e Tan Tan
Balcão: The Liquor Store
Bartender do ano: Alison Oliveira
Novidade: The Door
Bar de cerveja: Trilha
Bar de vinho: Sede 261
Sommelier: Analu Torres
Boteco: Sururu
Com música ao vivo: Casa de Francisca
Drinques em conta: Cordial
Para comer: KuroMoon
Para ir em grupo: Picco
BARES DATAFOLHA
Melhor bar: Bar Brahma, Bar do Luiz Fernandes, Bar do Juarez e Pirajá
Boteco: Moela, Bar do Luiz Fernandes e Bar do Juarez
Bar de cerveja: Bar Brahma e Frangó
Para comer: Bar do Luiz Fernandes, Bar do Juarez e Pirajá
Para ir na madrugada: Estadão e Riviera
GULOSEIMAS
Cafeteria: Catarina Café e Amor
Barista do ano: Isabela Raposeiras
Doceria: Marilia Zylbersztajn
Confeiteiro do ano: Diego Lozano
Bom e barato: Buzina
Brunch: Botanikafé
Chocolate: Mica
Padaria: Lida
Sorveteria: Frida & Mina
Viennoiserie: Kio Bakehouse
Sanduíche: Z Deli