“Temos visto dificuldade do mercado, mas nós não estamos parados”, diz Belmiro Gomes, presidente da rede
Por Adriana Mattos, Valor — São Paulo
08/08/2025 14h20 Atualizado há 2 dias
O Assaí deve alongar mais as dívidas e antecipar pagamentos, se necessário — Foto: Divulgação/Assaí
A rede de atacarejo Assaí disse, nesta sexta-feira (8), em teleconferência de resultados com analistas, que busca desenvolver certos projetos para tentar mitigar o efeito negativo de pressão em volume de vendas, e consumo enfraquecido no mercado de forma geral.
“Temos visto dificuldade do mercado, mas nós não estamos parados”, disse Belmiro Gomes, presidente da rede. A empresa citou que ainda há efeito, nos gastos da população, do alto endividamento, de gastos com apostas esportivas e jogos, mesmo com melhora de índices de emprego no ano.
Nesta semana, o GPA, dono da rede Pão de Açúcar e do Extra Mercado, também destacou piora do ambiente de mercado no segundo trimestre, basicamente em maio e junho.
“Projetos novos e alguns de melhoria operacional, como revisão de sortimento de produtos, e de abertura de lojas ainda têm maturação a ocorrer. Movimento não é uniforme nas lojas. Mas, por exemplo, o fato de atendermos a várias classes, e não apenas de menor renda, não somos mais, como se dizia, um ‘varejão de pobres’, e isso tudo nos ajuda a adicionar ganhos com os projetos que estamos planejando”, afirmou Gomes.
A diretoria disse que, apesar desse cenário, o foco em redução de alavancagem, controle de gastos e diluição maior de despesas de abril a junho tem trazido condições para a rede passar por esse período. “O Assaí está confortável para atravessar turbulências sem novas captações, pelo menos em 2026”, disse o diretor financeiro interino, Aymar Giglio Junior.
O Assaí deve alongar mais as dívidas e antecipar pagamentos, se necessário.
A receita bruta da empresa subiu 7,2%, para R$ 20,8 bilhões de abril a junho, e o lucro líquido alcançou R$ 264 milhões, avanço de 60%.