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Data: 24/07/2025

Editoria: Carrefour, L-Founders
Assuntos:

O que os números do Carrefour revelam sobre Assaí e Grupo Mateus?

Mercado continua desafiador para o segmento de varejo alimentar

Felipe Moreira

24/07/2025 12h24 • Atualizado 5 horas atrás

Assaí Atacadista (Foto: Divulgação)
Assaí Atacadista (Foto: Divulgação)

Entre os destaques, o crescimento das vendas no formato atacarejo desacelerou para 6% na comparação anual, ante 10% no primeiro trimestre, mesmo com o impulso sazonal da Páscoa, o que reforça a dificuldade do ambiente competitivo e uma base comparativa mais exigente.

O banco americano também cortou o preço-alvo de R$ 18 para R$ 15

Por outro lado, o Atacadão conseguiu expandir sua margem bruta em 30 pontos-base na comparação anual, em linha com a estratégia dos players listados de priorizar rentabilidade em detrimento do crescimento. O volume de recebíveis descontados permaneceu praticamente estável, indicando uma postura comercial consistente, sobretudo em relação às vendas parceladas sem juros.

Além disso, a alavancagem ajustada do Carrefour Brasil ficou praticamente inalterada em cerca de 3,2 vezes (critério IAS 17), mesmo após a saída da empresa da bolsa e a conclusão da reorganização societária.

O Itaú BBA também que considera que os números do Carrefour trazem sinais importantes sobre o desempenho do Atacadão e possíveis reflexos para seu rival Assaí. A expansão de cerca de 30 pontos-base na margem bruta do Atacadão foi o principal destaque positivo, sustentada por uma menor participação do canal B2B no mix de vendas — movimento que reforça a estratégia de foco em rentabilidade adotada por players do setor.

O BBA estima que, com um crescimento de 6% na receita bruta e poucas inaugurações de lojas no trimestre, as vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) do Atacadão tenham ficado próximas desse patamar. Isso sugere uma desaceleração de aproximadamente 2 a 2,5 pontos percentuais em relação ao 2T24 e cerca de 1,5 ponto na comparação com o 1T25 — dinâmica que também pode se refletir nos números do Assaí, segundo o BBA.

O Itaú lembra que o 2T24 representou uma base de comparação difícil para o Atacadão, quando a introdução da política de parcelamento em 3 vezes no cartão de crédito ajudou a impulsionar as vendas. Por isso, a expectativa do banco é que a diferença de desempenho em SSS entre Atacadão e Assaí seja eliminada nos próximos trimestres.

Ainda segundo o Itaú BBA, a margem EBITDA do Atacadão também apresentou expansão na base anual, embora em menor escala que a margem bruta. Uma possível explicação apontada pelo banco é o aumento das despesas com pessoal, reflexo de desafios de contratação e pressão sobre os custos de mão de obra, algo que vem sendo observado em outros players do setor.

O Itaú BBA reiterou recomendação equivalente à compra para ações do Assaí, com preço-alvo de R$ 12, enquanto JPMorgan manteve recomendação neutra e preço-alvo de R$ 9.