Veículo: Diário do Comércio
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 14/07/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Os segredos do shopping que foi eleito o melhor dos Estados Unidos

  • btn-whatsapp
Os segredos do shopping que foi eleito o melhor dos Estados UnidosNão é fácil conquistar mercado no concorrido setor de shopping centers nos Estados Unidos, especialmente depois de tantas turbulências econômicas, uma pandemia e a ascensão indiscutível do varejo digital. É justamente por conta desse cenário que o quarentão Aventura Mall, em Aventura (condado de Miami-dade, no sul da Flórida), vem chamando cada vez mais atenção.

O shopping acaba de ser eleito N1 Best Mall dos Estados Unidos, na pesquisa do USA Today, que considerou a opinião dos editores do jornal, de um painel de especialistas do setor e o voto dos leitores. O reconhecimento nacional coroa um trabalho de anos de constante renovação, antecipação de tendências, atenção às necessidades do consumidor e monitoramento da concorrência.

A fórmula desse sucesso pode não trazer nada que um bom gestor do varejo já não saiba, mas o segredo está na execução primorosa. O Aventura tem sido a escolha de importantes marcas nacionais e internacionais para sua estreia na Flórida, possui um mix gastronômico de dar inveja e oferece opções de entretenimento e experiências como nenhum outro.

Segredo Parte 1: ser campeão em estreias

Em junho, a rede italiana Eataly abriu sua primeira loja na Flórida no Aventura, com direito à oferta do seu tradicional mercado com produtos importados e restaurantes. Meses antes, em abril, a Prada inaugurou a sua nova loja no shopping. O espaço, de 370 metros quadrados, mistura inovação às características tradicionais da grife de luxo.

Em janeiro, foi a vez da boutique Cinq à Sept abrir a sua primeira unidade no estado (que é também a sua segunda física, depois da loja do SoHo, em Nova York) no shopping. A marca trabalha com uma moda feminina sofisticada e lançou recentemente sua linha de sapatos, que estão sendo desenvolvidos e produzidos em parceria com a brasileira Arezzo & Co. No mesmo mês foi aberta uma unidade da Rivian, que oferece prévias e experiências com veículos elétricos. Essas só para falar do movimento deste ano.

Em 2024, a grife de roupas de luxo Massimo Dutti e a de calçados Dolce Vita inauguraram também seus primeiros pontos de venda na Flórida no Aventura Mall. O local ainda foi a escolha da socialite Kim Kardashian para a instalação da segunda loja permanente de sua marca Skims nos Estados Unidos (a primeira fica em Georgetown). A loja vende roupas íntimas modeladoras e ocupa 350 metros quadrados.

Não é exagero dizer que o Aventura Mall briga para ter os lojistas que quer em seus corredores. “Temos orgulho de ser o destino preferido de marcas renomadas que estão sendo lançadas no sul da Flórida”, afirmou em comunicado à imprensa Jackie Soffer, presidente e CEO da Turnberry Associates, grupo de desenvolvimento imobiliário que é proprietário majoritário shopping. “Receber estreias nacionais como Eataly, Massimo Dutti e Skims reflete nosso sucesso contínuo em dar vida a essa visão e continuar proporcionando uma experiência incomparável aos nossos hóspedes”, completou.

Segredo Parte 2: mix variado em sintonia com o público

As grifes que, na Flórida, só podem ser encontradas no Aventura Mall, ou que estrearam por lá, se somam a um mix muito bem planejado de 300 lojas. E a maneira como ele é distribuído é parte da estratégia de sucesso.

Pensando em seu público-alvo e no movimento de ascensão e queda de marcas, o centro de compras se esforça para oferecer uma mescla de lojas novas e antigas, e vai fazendo pequenos ajustes nessa fórmula sempre que necessário.

No ano em que foi inaugurado, 1983, o local abrigava quatro âncoras: a Lord & Taylor (a única pronta para receber clientes desde o primeiro dia), a Sears, a JCPenney e a Macy’s. Apenas as duas últimas continuam em atividade por lá até hoje. E, embora a Macy’s tenha fechado mais de uma centena de pontos de venda em todo o país, o do Aventura continua aberto, com dimensões generosas e respondendo muito bem.

Ao longo dos anos, conforme iam surgindo tendências, elas foram sendo incorporadas. Quando a Abercrombie explodiu entre o público jovem, por exemplo, ela estava disponível para os clientes no Aventura Mall. Agora, quando os olhos estão voltados a nomes como Skims e a canadense Aritzia, ambas também abriram no shopping.

Segundo a CEO, isso é resultado de atenção constante ao mercado, de uma preocupação em se manter relevante e atualizado. “Estamos conscientes da concorrência, do que ela está fazendo e de tudo o que ocorre ao nosso redor.”

Embora a reportagem não tenha conseguido obter taxas de vacância e de vendas, em uma visita ao mall é possível perceber que esses números não devem ser preocupantes.

Atualmente, além da Macy’s, hoje há outras quatro lojas de departamentos, incluindo a Nordstrom e a Bloomingdale’s. Entre os varejistas bastante conhecidos do mercado instalados por lá estão Aritzia, Anthropologie, Alo Yoga, Charlotte Tilbury, Lacoste, Nike, Ralph Lauren, Michael Kors, Tory Burch, Sephora e Zara, entre outros. O mix de boutiques de luxo é invejável, com nomes como Prada, Hermès, Gucci, Louis Vuitton, Cartier, Fendi, Ferragamo, Givenchy, Burberry, BVLGARI, Saint Laurent, Tiffany & Co. e Valentino, apenas para citar alguns.

Segredo Parte 3: apostar em experiências e entretenimento

Se o mundo muda, o Aventura muda, conforme destacam os seus gestores. Na metamorfose constante entra a distribuição do quanto é dedicado a compras e o quanto é dedicado a serviços, lazer, entretenimento e experiências.

Ao lado da coleção de marcas, um dos outros grandes atrativos para os consumidores é a famosa loja da Apple, toda envidraçada e projetada pela empresa de arquitetura Foster + Partners, com dois andares e anfiteatro. As sessões e workshops que acontecem ali, no entanto, são apenas um pedaço muito pequeno da enorme gama de experiências que o shopping oferece.

Bem perto da Apple fica a Aventura Slide Tower, a torre imersiva e escorregador de 29 metros de altura, projetada pelo artista Carsten Höller, e que pode ser desbravada pelos visitantes. Ela faz parte de uma aposta importante em design e arte. As instalações do shopping exibem uma coleção digna de museu, a Arts Aventura Mall.

Entre as obras distribuídas pelas áreas interna e externa estão ainda os Gorillas in the Mist (Gorilas na Névoa), dos Irmãos Gaas, e a famosa escultura LOVE, de Robert Indiana, apenas para citar algumas. Ou seja, o local não apenas oferece instalações artísticas para serem apreciadas como se seus corredores fossem uma galeria gratuita, como também acaba possibilitando vários ângulos instagramáveis para os frequentadores.

Para complementar, há um lago de carpas e eventos periódicos organizados pelo shopping, como hora da história e a ioga semanal.

Segredo Parte 4: gastronomia e conveniência

“Ser eleito o melhor shopping no USA Today 10 Best Readers’ Choice Awards reflete nosso compromisso contínuo em proporcionar experiências excepcionais”, ressaltou Soffer. “Obviamente, trabalhamos duro para criar e manter isso.”

O menu das ofertas do shopping que vão além das compras ficaria incompleto sem falar das experiências gastronômicas. O quesito é mais um que ganha um trabalho cuidadoso e constante.

Quando foi inaugurado, havia uma praça de alimentação tradicional. Com o tempo e as reformas, ela deu lugar a espaços mais modernos, restaurantes foram distribuídos em outros ambientes ao longo do mall, chegaram nomes da moda da gastronomia e destaques de uma culinária premiada.

Há ainda o fast food da praça, mas estão disponíveis várias opções bem distantes disso, desenhadas para paladares mais refinados e internacionais.

A oferta do shopping ainda inclui as obrigatórias salas de cinema e o estacionamento. No caso do Aventura, as vagas são gratuitas e distribuídas em diferentes áreas do terreno, facilitando para quem deseja visitar pontos específicos. Até porque, vale destacar, as dimensões do empreendimento são muito grandes. São mais de 2,8 milhões de pés quadrados (aproximadamente 2,7 milhões de metros quadrados) com 300 lojas e 50 opções gastronômicas.

Gestão e problemas

Para especialistas em varejo, a gestão meticulosa, que tem à frente Jackie Soffer, é o diferencial que fez o shopping se destacar tanto. À premiação do USA Today, se soma à eleição como um dos destinos mais populares da região pelo Greater Miami Convention & Visitors Bureau e ao reconhecimento como um dos shopping centers mais visitados dos Estados Unidos pela revista Travel + Leisure.

Mesmo o mais cuidadoso dos administradores, porém, não consegue evitar todos os problemas. E o Aventura sofre as consequências de seu sucesso. O fluxo enorme de visitantes causa congestionamentos gigantescos e a região é conhecida pelo caos no trânsito. Os engarrafamentos são tão rotineiros que os moradores do entorno apelidaram o local de “Aventorture”, da junção de Aventura com tortura, em inglês. Nada é perfeito.