Empresa anunciou que distribuirá R$ 37 milhões em cupons em julho, quase três vezes os R$ 13 milhões liberados em 6 de junho
, Valor — São Paulo
25/06/2025 14h22 Atualizado 25/06/2025
O Mercado Livre triplicou o volume de subsídios com cupons a serem distribuídos na campanha de 7 de julho, em relação a junho, sendo esta uma das datas promocionais principais do ano da sua concorrente Shopee. Trata-se de um embate mais direto nas ações das duas companhias, que lideram o segmento de plataformas on-line no Brasil, após um período em que essa disputa parecia bem mais morna.
O anúncio do Mercado Livre foi feito nesta terça-feira (25), no dia seguinte à divulgação, pela Shopee, de suas ações de expansão de logística e de investimentos em marketing em 2025 no país.
O próximo mês é o período de aniversário da Shopee no país, e é considerado pelo grupo uma das três datas mais importantes da empresa no ano, ao lado de Black Friday e 11 de novembro, a maior liquidação da plataforma.
Na ação divulgada por Mercado Livre, batizada de “Descontaço”, serão R$ 37 milhões em cupons distribuídos em julho, quase três vezes os R$ 13 milhões liberados em 6 de junho, quando a companhia anunciou frete grátis para compras acima de R$ 19 — o limite anterior era R$ 79. Os R$ 13 milhões estavam dentro de um valor total no mês de R$ 24 milhões.
Esses R$ 37 milhões ainda superam a projeção da Shopee, de liberar R$ 14 milhões em cupons aos clientes na ação de celebração de seu aniversário em 7 de julho.
Por anos, a Shopee explorou, com robustos gastos em mídia, a ideia das campanhas em datas duplas (5/5, 6/6, etc), mas o Mercado Livre começou mesmo com essa abordagem neste ano.
Nesta segunda-feira (24), a Shopee ainda destacou em sua divulgação a jornalistas que já trabalha com frete grátis acima de R$ 19 desde abril de 2024, e a informação desse limite de preço consta em destaque na home da companhia. Questionada se esse destaque na plataforma passou a ocorrer após o lançamento da política de frete grátis de Mercado Livre — exatamente para esse limite de R$ 19 — a companhia diz que esse destaque no site e “app” ocorre desde quando a política passou a valer.
Como noticiado ontem, a Shopee anunciou a expansão da modalidade de entrega em até 24 horas para as regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e Belo Horizonte — isso, até então, valia apenas para região de São Paulo, mas nem todos os produtos serão cobertos pela opção de entrega rápida.
Além disso, desde abril, a companhia passou a usar aviões da Azul para transporte na rota entre Manaus e São Paulo — até então, o grupo não usava aviões em entregas. Não há espaço fixo pré-determinado para uso, isso dependerá da demanda, e além disso, a ideia é aumentar o envio de mercadorias para o Norte do país — Nordeste não deve ser atendido pela iniciativa. A empresa não fala em projeções de envios.
O foco maior da Shopee em melhorar a sua logística — espalhando mais “hubs” e aumentando a estrutura da última entrega (aquela que vai até a casa do cliente) —, tem tornado a companhia mais competitiva nessa área, especialmente de um ano para cá. Isso apesar de Mercado Livre ter ainda a maior estrutura de transporte e distribuição, em temos de armazéns, centrais e volume distribuído.
Na Shopee, isso tem sido feito com subsídio parcial do grupo em transporte, apesar de a companhia ter conseguido melhorar a rentabilidade nos últimos trimestres no Brasil, segundo balanço trimestral do controlador Sea Group. Aumento de taxas de comissão no Brasil e valor de frete, cobrada de lojistas, especialmente após 2023, ajudou nessa melhora. Último aumento de comissão foi em 2024.
O Mercado Livre já opera essa rota específica ao Norte há alguns anos, além de outras pelo país num acordo que existe com a Gol Log. A empresa tem um braço de operação que chama “Meli Air”, e passou a usar aviões em entregas quase cinco anos atrás.
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