26/06/2025 09h43 • Atualizado 3 horas atrás
O setor do varejo tem performado melhor. Segundo Daniela Eiger, head de varejo da XP, é possível que o cenário no segmento melhore ainda mais se os juros voltar a cair.
“Tem a questão do crédito, que começa a ficar disponível. E aí as pessoas têm mais propensão ao consumo. Então, é um ciclo virtuoso para consumo e, consequentemente, para o varejo”, disse a analista, que participou do programa Morning Call da XP nesta quinta (26).
“Então, se a gente continuar nessa tendência e perspectiva de um corte de juros antecipado, é positivo para um setor (de varejo) como um todo”, avaliou.
A queda da taxa Selic estava há algumas semanas previstas para cair somente no segundo semestre do ano que vem, mas analistas do mercado já apontam para possível queda no primeiro trimestre de 2026 ou mesmo até o final de 2025. E nesse quadro, o Assai (ASAI3) é visto como um grande beneficiário.
Business resiliente
“Obviamente, tem alguns casos micros ou segmentos que se pode ter uma dinâmica um pouco mais elástica. Uma empresa que a gente gosta e se beneficia de uma alavancagem operacional é o Assai. Ele está em processo de desalavancagem. O business dele gera caixa. Ele já está conseguindo fazer isso mesmo no cenário de juros elevados”, destacou.
Para a analista, se começar a ter, de fato, um corte de juros antes do que o esperado, isso pode traduzir-se em ganho importante para o Assai. “É um papel que a gente vê investidor se posicionado nele com esse call (visão)”, disse ela.
“Ao mesmo tempo que ele tem esse viés cíclico ou mais relacionado a essa dinâmica de juros por conta da alavancagem, o business dele é mais resiliente. É um business de varejo alimentar, atacarejo, que não tem volatilidade tão grande”, complementou.
Daniela Eiger aponta que visão mais construtiva para os juros beneficia papéis vinculados ao crédito, como Magalu (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3). “Mas a gente acha que está um pouco cedo para adotar uma postura mais construtiva (para esse papéis) porque o consumo de eletrônicos, por exemplo, ainda está muito desafiador”, disse.