Veículo: Estadão
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 26/06/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

A pedido de lojistas, HBR Realty vai expandir Mogi Shopping

Mogi Shopping tem atualmente 35,2 mil m² de área bruta locável
Mogi Shopping tem atualmente 35,2 mil m² de área bruta locável Foto: Divulgação/HBR Realty

A HBR Realty – empresa de propriedades comerciais da família Borenstein, dona da incorporadora Helbor – está lançando o projeto de expansão do Mogi Shopping, na região metropolitana de São Paulo. Com muitas incertezas econômicas pela frente, a maioria das grandes redes de shoppings não tem falado em inaugurar novos empreendimentos, salvo algumas exceções. A preferência, em geral, tem sido investir nos shoppings que já dão certo em vez de se aventurar em novos negócios.

No caso do Mogi Shopping, a HBR vai ampliar a área bruta locável (ABL) em 7,3 mil m², o que representa acréscimo de 20% em seu espaço comercial. A nova área vai comportar 40 lojas e 739 vagas de estacionamento. As obras estão previstas para o começo de 2026, com entrega em etapas, entre 2028 e 2029. Inaugurado em 1991, o Mogi Shopping já passou por três expansões e tem hoje 35,2 mil m² de ABL, com 200 operações de lojas, serviços e gastronomia.

O presidente da HBR, Alexandre Nakano, disse que o investimento na expansão se justifica porque há lojistas interessados em estabelecer um ponto comercial no shopping, mas falta espaço, uma vez que a ocupação está em 99,5%.

Comerciantes buscam empreendimentos consolidados

“Mesmo em um contexto de juros ainda elevados, a HBR observa um movimento consistente de interesse por parte dos lojistas, especialmente de franquias consolidadas, que buscam ativos resilientes e com bom desempenho”, explicou. “E o Mogi Shopping é um ativo consolidado, com alta taxa de ocupação e papel relevante na economia e no comércio de Mogi das Cruzes”, afirmou. Ao todo, a HBR tem quatro shoppings no portfólio, sendo dois em Mogi das Cruzes (SP), um em Suzano (SP) e outro em Olinda (PE).

Além da expansão da área comercial, o grupo está lançando uma torre anexa ao shopping, de uso misto, com escritórios e residências, sob incorporação da Helbor. O edifício vai contribuir para aumentar o fluxo de visitantes no local.