Cátia Chagas
- Publicado em: Carta ao Investidor, Universo ESG
- 20/06/2025
Caro Investidor!
Lembra do “que tempo bom com 60 para pagar”, jingle da Lojas Renner (LREN3) nos comerciais de tevê e no som ambiente das suas lojas físicas? O número é tão icônico que a empresa, que completa 60 anos em 2025, abriu seu primeiro trimestre de resultados forte, mostrando que a operação segue sólida e capaz de responder rápido às pressões que vinham pesando sobre as ações desde o 4T24. Não só isso, ao completar seis décadas, a gaúcha tem projetos inovadores de sustentabilidade.
Segundo a Genial, sobre os resultados trimestrais, havia uma preocupação relevante no mercado: a margem bruta tinha decepcionado e surgiram dúvidas sobre o potencial impacto estrutural do câmbio elevado e do ajuste a valor presente (AVP) nas margens ao longo de 2025.
“Esse ganho se somou a uma diluição de despesas operacionais mais acentuada do que o esperado, reforçada por um fluxo de vendas aquecido. O SSS (Same Store Sales) bateu 10,8% no trimestre, bem acima da nossa estimativa de 7,3%. Em termos sequenciais, também houve uma forte aceleração: o indicador, que estava próximo a 7,0% em trimestres anteriores, avançou para os dois dígitos, reforçando o ritmo”, diz o relatório da Genial.
Concorrência
De acordo com os analistas, comparando com os pares, a Renner ficou próxima (ainda que abaixo) das demais: a C&A reportou SSS de apenas 13,0% a/a, enquanto a Guararapes apresentou 10,7% a/a para mercadorias.
No quesito produtividade, a Renner continua jogando em outro nível. A receita por metro quadrado alcançou R$ 3,4 mil, bem acima dos níveis de Guararapes e C&A, ambos em R$ 2,2 mil/m², uma vantagem competitiva que segue consolidada – ainda que seja louvável a melhora de produtividade de lojas desses dois players ao longo dos últimos trimestres.
Mesmo com uma base comparativa desafiadora – o 1T24 teve créditos fiscais recuperados que inflaram a margem EBITDA naquele período –, a Renner manteve uma margem EBITDA ajustada de varejo de 14,3%. Esse número marca uma leve retração em relação aos 14,8% registrados no 1T24, mas ainda sustenta níveis muito saudáveis, superiores aos observados em 2021 e 2022 (que variaram entre 11%~13%).
“Atualmente, a Renner está negociando a 11,5x P/E projetado para 2025 (Est. Genial), de acordo com nossas estimativas, praticamente em linha com a média do setor, que gira em torno de 11,9x. Embora esteja dentro do patamar médio do mercado, vale lembrar que historicamente a Renner foi precificada a um múltiplo bem mais elevado – cerca de 20,6x em média (últimos 5 anos). Não esperamos que a ação volte a esse nível de valuation, mas, considerando a execução consistente que a companhia vem entregando, entendemos que ela merece sim um prêmio de negociação sobre os pares. Dada a sua eficiência operacional e resiliência de resultados, um múltiplo superior seria não só justificável, mas até esperado.”
1T25 em tempo bom
Receita líquida: R$ 3,26 bilhões
Lucro bruto: R$ 2.02 bilhão
EBITDA ajustado: R$ 585 milhões
Lucro líquido: R$ 221 milhões
Futuro ainda mais sustentável e inovador
Semana passada, 10 de junho, a Lojas Renner completou 60 anos como o maior ecossistema de moda e lifestyle do Brasil, com o olhar para um futuro cada vez mais sustentável e inovador em toda a sua cadeia de negócios, com experiências ainda mais encantadoras para os clientes e resultados consistentes para os acionistas. Segundo a empresa, “este é o caminho escolhido para seguir sua trajetória de crescimento, que iniciou em 1965 com seis lojas no Rio Grande do Sul, já chegou a mais de 680 em todo o país, no Uruguai e na Argentina, e seguirá avançando nos próximos anos nos canais físico e digitais”.
O foco centrado nas pessoas não ficou pelo caminho e segue como uma das fortalezas da Lojas Renner S.A., que conta com mais de 25 mil colaboradores engajados e capacitados em um ambiente que promove a diversidade, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos. São eles que, diariamente, encantam os mais de 20 milhões de clientes ativos de um ecossistema que, além da própria Renner, conta hoje com marcas como Youcom, de moda jovem, Ashua, para o público curve e & plus size, Camicado, especializada em casa e decoração, e Realize CFI, de soluções financeiras.
“Desde a nossa constituição temos evoluído constantemente graças a um trabalho colaborativo envolvendo nosso Time, consumidores, acionistas e comunidade. Somos a maior varejista de moda do Brasil e chegamos até aqui norteados por princípios e valores sólidos, pela paixão em encantar os clientes e pelo compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Estamos prontos e convictos de nossa capacidade de seguirmos evoluindo nos próximos anos”, diz o CEO da Lojas Renner S.A., Fabio Faccio.
Expansão e internacionalização
Depois do Rio Grande do Sul, a companhia avançou gradualmente pelo país, a começar por Santa Catarina e Paraná, a partir 1994, São Paulo e região Sudeste, em 1997, Centro-Oeste, em 1999, Nordeste, em 2006, e Norte, em 2007. Em 2014 cobriu todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal e, em 2017 e 2019, chegou ao Uruguai e à Argentina, respectivamente.
Para os próximos cinco anos, a companhia vê potencial para chegar a mais de 950 lojas de todas as suas marcas, com foco especial em novas praças, onde a entrada das lojas físicas alavanca também as operações online nas respectivas regiões. Só para 2025, por exemplo, está prevista a abertura de 25 a 35 novas unidades.
A expansão ao longo dos anos foi impulsionada também pela oferta de novos serviços como o Cartão de Crédito Renner, lançado em 1973 em substituição ao antigo carnê de crediário. Em 2017 foi constituída a Realize CFI, hoje responsável pela gestão de todos os produtos financeiros da companhia, incluindo cartões de crédito private label e co-branded, crédito pessoal e seguros, com uma carteira superior a R$ 6 bilhões.
Sustentabilidade
A Lojas Renner S.A. é também referência em moda responsável e agente de transformação do setor em que atua. Seu propósito é oferecer produtos e serviços de menor impacto socioambiental e aproximar as pessoas deste tema para que façam escolhas cada vez mais conscientes.
A estratégia de sustentabilidade da empresa é orientada por ciclos de compromissos públicos. O primeiro (2018-2021) foi concluído com a superação de todas as suas metas, e o segundo conta com 12 novos objetivos a serem alcançados até 2030, desdobrados nos pilares: soluções climáticas, circulares e regenerativas; conexões que amplificam; e relações humanas e diversas. São eles que permitirão à companhia atingir a neutralidade climática (Net zero) em todas as suas operações até 2050, conforme meta aprovada em 2024 pela Science Based Targets Initiative (SBTi).
Parte importante desta evolução foi o pioneirismo da Lojas Renner S.A., entre todas as empresas do varejo brasileiro, ao lançar em 2021 a primeira loja do país construída e operada dentro dos princípios de circularidade para atingir a máxima ecoeficiência e redução dos impactos ambientais. Desde então, todas as unidades da marca Renner inauguradas ou reformadas já seguem este modelo que permite, por exemplo, uma redução de 56% no consumo de água em relação a lojas convencionais.
Há 17 anos, a companhia promove a diversidade e a inclusão em sua cadeia, produtos e serviços por meio do Instituto Lojas Renner (ILR), que faz a gestão do investimento social privado, direcionado à inclusão social e produtiva de mulheres por meio da moda, impulsionando tanto o empreendedorismo quanto a empregabilidade em contextos urbanos e rurais. Ao longo de sua trajetória, o ILR executou ou apoiou mais de 1 mil projetos que promovem o protagonismo feminino na cadeia têxtil e que beneficiaram mais de 460 mil pessoas no país. Para isso, destinou R$ 99,5 milhões em recursos próprios ou incentivados.
Toda esta trajetória permitiu ainda que a companhia se tornasse a mais reconhecida do varejo brasileiro nos principais índices, carteiras e premiações nacionais e internacionais que levam em conta o desempenho e a transparência das estratégias e ações de sustentabilidade.
Inovação e omnicanalidade
A inovação é outro pilar do crescimento da empresa, que já em 2005 deu um salto em termos de governança ao tornar-se a primeira Corporation do Brasil, com 100% das ações negociadas em bolsa e sem acionista controlador. A transformação encerrou o período em que, desde 1998, ela foi controlada pela americana J.C. Penney e deu início a um novo ciclo de crescimento.
Outro marco importante deu-se em 2019 com a utilização cada vez mais intensa de novas tecnologias para oferecer aos clientes uma experiência de compra mais personalizada, mais conveniente e mais integrada entre canais físicos e digitais. Isto inclui, por exemplo, o uso de sistemas de análise massiva de dados, inteligência artificial (IA), automação e robotização desde o desenvolvimento de coleções por meio da captura de tendências em tempo real até o abastecimento das lojas, o atendimento ao e-commerce, a recomendação de produtos aos clientes e os serviços digitais oferecidos nos pontos de venda físicos.
“Recentemente, a companhia encerrou o ciclo de investimentos mais significativo da sua história, o que permitiu avançar para uma operação mais responsiva, precisa e ágil, potencializando nossas vantagens competitivas. Agora, em 2025, anunciamos uma nova estrutura organizacional, um movimento natural no processo de evolução da Lojas Renner S.A. Nosso objetivo é acelerar ganhos de eficiência, fortalecer nossa gestão e governança corporativa, além de assegurar um olhar mais integrado, garantindo um crescimento sustentável. Tudo isso com o cliente no centro das nossas decisões”, ressalta Faccio.
(Fonte: Lojas Renner)