O InfoMoney divulgou o ranking das marcas mais valiosas do varejo alimentar brasileiro, resultado de um estudo inédito realizado pela TM20 Branding, com colaboração da Brazil Panels e a Elos Ayta Consultoria, liderada por Einar Rivero.
O grande diferencial desse trabalho está na sua capilaridade regional. Ao contrário de análises genéricas e centralizadas, este estudo mergulhou nas percepções locais, com leituras por cada uma das regiões, analisando players locais e nacionais, identificando como marcas nacionais e regionais se comportam nos diferentes contextos competitivos do Brasil.
O que está por trás do ranking?
Alguns pontos merecem destaque:
Continua depois da publicidade
- Assaí e Atacadão aparecem como líderes nacionais.
- Assaí se destaca pelos melhores atributos de marca: forte, relevante e emocionalmente conectado.
- Atacadão lidera em capilaridade: é a marca com maior conhecimento nacional, presente com força nas cinco regiões do país.
- Grupo Mateus surpreende positivamente.
- Mix Mateus tem atributos percebidos como uma empresa humana e sustentável.
- Supermercado Mateus é visto como uma marca sofisticada, moderna, ágil e inovadora, com forte presença no Norte e Nordeste.
- Ambas possuem valor de marca superior a R$ 11 bilhões e EBITDA em 2024 acima de R$ 5,2 bilhões.
- Fort Atacadista (Grupo Pereira) mostra grande força no Centro-Oeste e em Santa Catarina.
- É percebido como uma marca acessível, inclusiva, democrática e humana.
- Grupo Muffato, do Paraná, também se destaca.
- Super Muffato é reconhecida por ser eficiente, conectada, humana, inclusiva e democrática.
- Região Sul apresenta marcas altamente valiosas:
- Zaffari: maior índice de qualidade de atributos, vista como sofisticada, eficiente, líder e ágil.
- Angeloni: atributos como sofisticada, tradicional e diferente.
- Condor: percebida como confiável, ética, conectada e líder.
Marcas com alma (love brands)
A riqueza deste estudo só foi possível graças à pesquisa com abrangência local, que permitiu avaliar as marcas em seus contextos competitivos reais. Os dados mostram com clareza os atributos emocionais que cada marca carrega — como se fossem pessoas com personalidade própria.
Fica evidente que o varejo alimentar brasileiro é profundamente competitivo em nível regional, com marcas locais construindo vínculos fortes, quase afetivos, com seus consumidores — verdadeiras love brands.
Ao mesmo tempo, o estudo mostra que há espaço para marcas nacionais bem posicionadas e com forte investimento em capilaridade e identidade, como Assaí e Atacadão.
Próximos passos
O ranking de varejo alimentar é apenas o começo.
Estamos conduzindo estudos semelhantes em 20 categorias diferentes, com o objetivo de lançar o mais robusto ranking de marcas brasileiras mais valiosas — combinando a força das grandes marcas nacionais com o valor construído por marcas regionais em seus territórios.
O Brasil tem marcas fortes. Mais do que isso: tem marcas presentes, humanas e relevantes — sejam elas locais ou nacionais. E esse valor merece ser reconhecido, medido e compartilhado.