Veículo: Money Times
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 16/06/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

FIIs de shoppings superam juros altos e iniciam 2025 com desempenho positivo, avalia BTG

fundos imobiliários - shoppings - fiis

FIIs de shoppings iniciam 2025 com desempenho positivo (Imagem: Pexels/ Canva Pro)

Os fundos imobiliários de shopping centers começaram o ano em “voo de cruzeiro”, segundo relatório do BTG Pactual, com desempenho positivo no primeiro trimestre de 2025 (1T25), mesmo diante do deslocamento da Páscoa para abril — o que empurrou parte dos resultados para o segundo trimestre.

Entre os destaques, está o crescimento das vendas por metro quadrado, que aumentou 5,2% na comparação anual, enquanto as métricas de vendas e aluguéis nas mesmas lojas (SSS e SSR) subiram 2,1% e 3,0%, respectivamente. Os dados da casa consideram os FIIs BPML11GZIT11HGBS11HSML11VISC11 XPML11.

De acordo com o BTG, o NOI por metro quadrado (lucro operacional dos imóveis) avançou 4,7% nos primeiros três meses de 2025, refletindo o bom momento dos portfólios.

“Apesar do arrefecimento frente ao 4T24, os indicadores continuam demonstrando resiliência”, afirmaram os analistas.

Vacância e inadimplência

Além disso, a taxa de vacância seguiu em níveis historicamente baixos e estáveis, reforçando o cenário de ocupação elevada e consistente.

Taxa de vacância (%) (Imagem: divulgação BTG Pactual)
Taxa de vacância (Imagem: divulgação BTG)

Já a inadimplência líquida, após fechar dezembro em queda de 0,8% por conta de recuperações pontuais, voltou a subir, e encerrou o 1T25 em 3,1%. Na visão dos analistas da casa, “esse novo patamar ainda é considerado saudável, mas merece acompanhamento”.

Indicadores positivos, apesar dos juros altos

Mesmo diante de juros elevados, o banco vê espaço para retomada da tração no setor ao longo dos próximos meses. A expectativa é de aceleração gradual do consumo, com estímulos ao crédito e normalização do calendário comercial. De acordo com o BTG, “o setor segue sustentado por fundamentos sólidos e indicadores operacionais em expansão”.

Para os analistas, a combinação de vacância controlada, crescimento consistente das vendas e custos de ocupação sob controle continuará sustentando os resultados dos FIIs de shoppings ao longo de 2025.