Veículo: Gayblog
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 12/06/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Sephora participa da Parada LGBT+ de SP e leva ações de empregabilidade à Feira da Diversidade

Com ações que vão além da celebração e buscam promover inclusão concreta, a Sephora participa da edição 2025 da Feira Cultural da Diversidade, no dia 19 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A iniciativa integra o projeto global “Lugar de Orgulho”, que neste ano chega à sua segunda edição e reforça o compromisso da marca com a promoção de espaços seguros, acolhedores e com oportunidades reais para pessoas LGBTQIA+.

Na feira, a rede de beleza realizará uma série de atividades voltadas à empregabilidade de grupos minorizados. Um dos principais destaques será a realização de “talks silenciosos” em parceria com o LinkedIn. As conversas, direcionadas a pequenos grupos, oferecerão orientações práticas para otimização de perfis profissionais na plataforma, com foco em quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Haverá também um estúdio exclusivo para fotografias profissionais, com ambientação pensada para garantir conforto e representatividade a quem desejar atualizar sua imagem online.

“Como líder da área de Diversidade, Equidade e Inclusão, e membro da comunidade, entendo profundamente o poder de termos acesso a um espaço onde podemos ser quem realmente somos. Além de marcar presença na Feira da Diversidade este ano para promover esses espaços seguros, queremos contribuir ativamente na criação de oportunidades reais de desenvolvimento profissional para a comunidade LGBTQ+. A feira é um espaço simbólico e estratégico onde celebramos o orgulho, mas também promovemos acesso, compartilhamento de informações e a construção de futuros mais justos”, afirma Marcele Gianmarino, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Sephora Brasil.

Sephora participa da Parada SP - Ilustração
Sephora participa da Parada SP – Ilustração

PEDRO SAMPAIO NA PAULISTA

A presença da Sephora na Feira da Diversidade integra uma agenda mais ampla da marca durante o Mês do Orgulho. Pela primeira vez, a rede participará oficialmente da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Parada SP), marcada para o dia 22 de junho, com trio elétrico comandado pelo cantor Pedro Sampaio. Marcas como Glow Recipe, Benefit, Fran by Franciny Ehlke e Jean Paul Gaultier realizarão ativações especiais no evento. “Eu vibro demais com a existência da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que representa um lugar poderoso de celebração e resistência para a comunidade. Me sinto honrado e animado por participar pela primeira vez em 2025, sabendo da importância desse evento que reúne milhões de pessoas todos os anos”, declarou Sampaio.

A Parada deste ano destaca a realidade de pessoas LGBT+ idosas no Brasil, grupo frequentemente invisibilizado e afetado por ausência de políticas públicas específicas. Segundo estimativas do IBGE, o país conta com mais de 31 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e essa população, especialmente a LGBTQIA+, enfrenta exclusão e abandono.

Em resposta a essas questões, a Sephora lançou seu primeiro grupo de afinidade geracional no Brasil, voltado à criação de espaços de escuta e troca entre diferentes faixas etárias. “Contamos com uma pessoa dedicada exclusivamente a ações voltadas para as temáticas geracionais. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em promover a diversidade geracional de maneira abrangente e contínua, tanto em nível global quanto local”, pontua Marcele.

Pedro Sampaio - Reprodução/Instagram
Pedro Sampaio – Reprodução/Instagram

Lugar de Orgulho

Outro destaque das ações da marca é a ativação especial Lugar de Orgulho na estação de metrô República, na linha amarela, que ocorrerá no dia 19 de junho. Das 8h às 15h, serão oferecidos serviços gratuitos de maquiagem. Após esse horário, das 16h às 20h, haverá atendimento específico para remoção de maquiagem, garantindo que quem desejar retornar com o rosto limpo possa fazê-lo com segurança. As marcas Benefit, Fran by Franciny Ehlke e Glow Recipe estão envolvidas na ação.

As lojas Sephora nos shoppings Eldorado, Pátio Paulista e Pátio Higienópolis também terão ambientações temáticas e oferecerão os mesmos serviços de maquiagem e acolhimento, alinhando a experiência em loja com os valores do projeto.

Internamente, a empresa destaca que 27% das pessoas que trabalham na Sephora Brasil se identificam como LGBTQIA+, sendo 25% em cargos de liderança. A presença de pessoas trans representa 3% da força de trabalho. Esses dados são da plataforma Diversitrack, da consultoria Diversitera.

“Um de nossos maiores propósitos, globalmente falando, é tornar a Sephora referência em diversidade, equidade e inclusão. Para isso, entendemos a responsabilidade e a urgência de, dentro de casa, termos um ambiente onde as pessoas se sintam respeitadas, acolhidas, valorizadas e com a certeza de que terão oportunidades de crescimento. A cada novo censo, ficamos orgulhosos de ver que estamos no caminho certo – e o caminho também merece e precisa ser celebrado”, reforça Marcele.

Segundo o Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os casos de violência contra pessoas LGBTQIA+ aumentaram 1.227% em 10 anos no Brasil — de 1.157 registros em 2014 para 15.360 em 2023. Os dados reforçam a urgência de iniciativas corporativas que contribuam para ambientes mais seguros, respeitosos e inclusivos.

“Sabemos que muitas pessoas ainda não têm o privilégio de poder ser quem gostariam o tempo todo, e foi justamente por isso que criamos este projeto global que chega em sua segunda edição – para poder proporcionar um espaço onde a comunidade possa se sentir reconhecida, acolhida e livre para existir em sua plenitude”, conclui Marcele.


Serviço – Sephora na Feira Cultural da Diversidade 2025

Data: 19 de junho de 2025 (quarta-feira)
Horário: das 10h às 18h
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP
Atividades oferecidas pela Sephora:

  • Talks silenciosos com especialistas do LinkedIn sobre otimização de perfis profissionais

  • Estúdio fotográfico para tirar fotos para o LinkedIn

  • Espaço de acolhimento com ambientação inclusiva


Serviço – Ativação ‘Lugar de Orgulho’ no metrô República

Data: 19 de junho de 2025 (quarta-feira)
Local: Estação República – Linha Amarela do Metrô de São Paulo
Horários:

  • Serviços gratuitos de maquiagem: das 8h às 15h

  • Remoção de maquiagem: das 16h às 20h
    Marcas participantes: Benefit, Fran by Franciny Ehlke, Glow Recipe


Serviço – Ativações nas lojas Sephora

Data: 19 de junho de 2025 (quarta-feira)
Shoppings participantes:

  • Shopping Eldorado

  • Shopping Pátio Paulista

  • Shopping Pátio Higienópolis
    Atividades:

  • Ambientação temática especial

  • Serviços gratuitos de maquiagem e acolhimento durante o horário de funcionamento das lojas