
No Estado de SP, são mais de 35 lojas na capital paulista. Confira o top 15 do ranking elaborado por TM20 e InfoMoney
A rede de varejo alimentar Assaí, pertencente ao Carrefour, é a marca mais valiosa do segmento de varejo alimentar do País. Na 2ª colocação vem o Atacadão, que faz parte do mesmo grupo. As empresas atribuem o resultado à expansão de suas operações pelo Brasil. As informações são do portal InfoMoney.
No Estado de SP, o Assaí conta com 302 lojas, sendo mais de 35 na capital paulista. A rede possui ainda unidades em Barueri, Cotia (2), Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Taboão da Serra (2) e Jundiaí (2).
Já o Atacadão possui 19 lojas na cidade de São Paulo. Cotia (2), Barueri (2), Osasco (2), Carapicuíba (2), Itapevi, Jundiaí, Jandira e Taboão da Serra (2) também têm unidades do hipermercado.
O ranking das marcas brasileiras mais valiosas do setor foi elaborada pela TM20 e InfoMoney, em conjunto com Brazil Panels e Elos Ayta. Mix Mateus, Supermercados BH e Pão de Açúcar integram o top 5.
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Ranking: top 15
Confira a lista das marcas mais valiosas do varejo alimentar e seu valor (R$), de acordo com o ranking:
Posição | Marca | Valor de marca (R$) |
1ª | Assaí | R$ 12,18 bilhões |
2ª | Atacadão | R$ 11,35 bilhões |
3ª | Mix Mateus | R$ 2,81 bilhões |
4ª | Supermercados BH | R$ 1,90 bilhão |
5ª | Pão de Açúcar | R$ 1,73 bilhão |
6ª | Fort Atacadista | R$ 1,21 bilhão |
7ª | Super Muffato | R$ 1,15 bilhão |
8ª | Supermercados Mateus | R$ 1,05 bilhão |
9ª | Zaffari | R$ 930 milhões |
10ª | Mart Minas | R$ 900 milhões |
11ª | Supermercados Condor | R$ 830 milhões |
12ª | Guanabara | R$ 800 milhões |
13ª | Max Atacadista | R$ 750 milhões |
14ª | Atakarejo | R$ 570 milhões |
15ª | Angeloni | R$ 430 milhões |
Na liderança, o Assaí apresenta força de marca, com alto conhecimento, boa consideração e confiança. Seu posicionamento, contudo, está ancorado em baixos preços, o que reduz a sua contribuição de marca seja baixa.
Este termo, contribuição de marca, representa o percentual das vendas da empresa que seria perdido, se não fosse a marca. Já o termo “força da marca” representa o tamanho dela, como seu conhecimento e consideração em cada região. O valor da marca, por sua vez, é a mensuração financeira de sua influência nos resultados do negócio.

Sobre o ranking
A pesquisa foi feito com consumidores do varejo alimentar, considerando supermercados e “cash & carry”, nas cinco regiões do País. Pela primeira vez, foram comparados para esta categoria marcas nacionais, como Assaí, Atacadão e Pão de Açúcar, com marcas locais fortes, como Grupo Mateus, Supermercados BH e Zaffari.
O ranking ouviu 500 pessoas das classes A, B, C, D e E. Os entrevistados são estimulados com 30 marcas, baseadas em uma pesquisa de mercado elaborada pela TM20 e realizada pela Brazil Panels.