Veículo: Estadão
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 04/06/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

FecomercioSP estima 4,8% de aumento nas vendas para o Dia dos Namorados

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima um aumento de 4,8% nas vendas para o Dia dos Namorados no varejo paulista. Lojas de roupas e acessórios, farmácias, perfumarias e eletrônicos puxam essa projeção.

O índice estimado é menor que o registrado no Dia das Mães (7,4%), o que pode indicar uma desaceleração. Fatores como a inflação no setor de serviços e os juros altos, que impactam o crédito e o poder de compra, limitam um desempenho ainda maior, segundo análise da Fecomercio. Outra justificativa é o endividamento das famílias, que também afeta a capacidade de parcelamento, especialmente em compras de tíquete médio mais alto, diz a entidade.

O segmento de vestuário, acessórios e calçados deve liderar o crescimento das vendas no Dia dos Namorados, com 9,3% de aumento e faturamento de quase R$ 10,3 bilhões
O segmento de vestuário, acessórios e calçados deve liderar o crescimento das vendas no Dia dos Namorados, com 9,3% de aumento e faturamento de quase R$ 10,3 bilhões Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O segmento de vestuário, acessórios e calçados deve liderar o crescimento, com 9,3% de aumento e faturamento de quase R$ 10,3 bilhões. Farmácias e perfumarias vêm em seguida, com projeção de alta de 8% e R$ 12,3 bilhões em receitas. Eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lojas de departamento esperam 6,9% de incremento.

Tendências

Pesquisas de conselhos e sindicatos afiliados da Fecomercio indicam algumas tendências de consumo, inclusive para os solteiros, que irão focar no autocuidado.

Entre os casais, observa-se uma demanda crescente por viagens curtas, sobretudo pela data, dia 12 deste mês, uma quinta-feira, cair próximo a um final de semana. Jantares em lugares diferentes, tais como aqueles que oferecem o fator da “experiência embutido no serviço”, também devem ser destaque.

Outra tendência é o combo de presentes, tais como lojistas do segmento de vestuário que disponibilizam, em uma só compra, flores, chocolates, acessórios e uma peça de roupa, também são citados.