
Esq. p/direita: Rafaela Schendroski (5a, de SBO); Eulália Brasil (8a, de Americana), e Daiane Carneiro (9a, de SBO)
No último sábado, 17 de maio, professores de diversas regiões do país se reuniram em São Paulo para o lançamento do livro “Professores Empreendedores – Volume 2”, publicado pela Editora BOC. O evento aconteceu em uma das unidades da rede Livraria da Vila, e marcou o encontro de autores que, além de atuarem em diferentes áreas da educação, compartilham algo essencial em comum: o desejo de transformar e fortalecer a prática do empreendedorismo na educação.
A publicação reúne histórias de professores empreendedores que ampliaram seus caminhos profissionais para além das salas de aula tradicionais. Ao todo, são vinte e um coautores — entre eles, seis educadores de Santa Bárbara d’Oeste e Americana.
De Santa Bárbara, participam Rafaela Schendroski, escritora, tradutora, revisora e professora de inglês e português, que também assina a coordenação técnica do projeto; Daiane Carneiro, pedagoga e professora de inglês, e Felipe Damasi, diretor, ator e professor de teatro. De Americana, a professora universitária e de idiomas Amanda Domiciano; Deise Oliveira, pedagoga, professora especialista em educação bilíngue e assessora educacional; Eulália Brasil, naturopata, educadora com atuação na área de terapia capilar, também integram a coletânea.
A exemplo do primeiro volume, cada capítulo do livro é uma espécie de janela aberta para os bastidores da docência — um convite a conhecer trajetórias reais, em busca de contribuir à pratica de outros educadores, com orientações e dicas práticas de empreendedorismo em variados aspectos.
O livro “Professores Empreendedores – Vol. 2” está disponível para compra on-line, no site da Editora BOC (www.editoraboc.com.br/), na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, bem como diretamente com cada coautor; enquanto a versão digital será disponibilizada em breve. Por conta de o lançamento oficial ter acontecido na capital, um segundo evento está sendo organizado, pelos coautores da região, para que familiares, alunos e amigos e o público em geral também possam participar.
É uma leitura que busca fortalecer, inspirar e orientar professores, de modo a descobrirem maneiras diversificadas e bem-sucedidas para empreender a partir de seus conhecimentos em educação.