Veículo: CNN Brasil
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 24/04/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Alunos fazem protesto após caso de racismo em shopping de São Paulo

Um protesto antirracista aconteceu nesta quarta-feira (22), no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. A ação é organizada por estudantes do coletivo Equipreta, do Colégio Equipe, e acontece em apoio a uma adolescente de 12 anos, alvo de uma abordagem racista no local.

A manifestação começou às 13h e o percurso foi iniciado em frente ao colégio, e seguiu em direção ao Shopping Pátio Paulista, ambos na região central da cidade. As imagens mostram cartazes com frases em repúdio ao episódio.

O Shopping Pátio Higienópolis informou que a manifestação ocorrida no interior do empreendimento foi encerrada e ocorreu de forma pacífica. O estabelecimento reforçou o compromisso com o respeito ao direito à livre expressão, dentro dos limites do regulamento do empreendimento.

O caso de racismo:

Uma adolescente de 12 anos foi alvo de uma abordagem racista por uma segurança do shopping Pátio Higienópolis, região nobre de São Paulo. O incidente ocorreu na tarde de quarta-feira (16), por volta do meio-dia e meia.

De acordo com o relato da mãe, uma segurança do shopping abordou a amiga branca do grupo e questionou se os adolescentes negros estariam incomodando ou pedindo dinheiro.

Após o incidente, um professor do colégio Equipe que estava no local interveio, e a coordenação da escola registrou uma queixa formal no shopping. Leni também foi à administração para registrar sua reclamação, após convencer a filha, inicialmente relutante em retornar ao local devido ao trauma.

A mãe da adolescente registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. De acordo com a Polícia Civil, o B.O. será encaminhado ao distrito policial da área onde ocorreu o incidente para que as devidas investigações e esclarecimentos dos fatos sejam realizados.

O Shopping Pátio Higienópolis, em nota à CNN, lamentou o ocorrido e informou que está em contato com a família dos adolescentes. O empreendimento declarou que o comportamento adotado não reflete seus valores e que o caso está sendo tratado com a máxima seriedade.