O uso de inteligência artificial generativa (capaz de criar conteúdos ou responder em linguagem natural) no varejo já pode trazer impacto direto para as empresas: um estudo da Bain & Company prevê que a tecnologia implementada em larga escala pode aumentar a receita em até 10%.
Com soluções mais inteligentes e integradas a diversas etapas do serviço, os benefícios da IA não são vistos apenas na parte financeira: o estudo também prevê um aumento de 25% na produtividade dos profissionais, que podem recorrer às ferramentas para analisar dados, agilizar tarefas e planejar estratégias de marketing mais eficazes de acordo com o público alvo.
A IA pode ser considerada um diferencial competitivo — quem adota ferramentas da área pode largar na frente da concorrência e trazer uma experiência mais completa.
“A IA não é uma novidade, mas uma ferramenta essencial para empresas que querem crescer e diferenciar-se no mercado”, explica o Head de Marketing da plataforma de marketing omnichannel e inteligência artificial E-goi, Marcelo Caruana.
O mercado global de IA projeta atingir US$ 244 bilhões em 2025, com previsão para ultrapassar os US$ 827 bilhões até 2030. Portanto, adotar a tecnologia pode trazer impacto significativo no dia a dia e na receita.