Veículo: Olhar Digital
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 27/03/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
Assuntos:

Amazon vai ajudar a encontrar produtos com base em hobbies

Assistente de IA está disponível apenas para pequeno grupo de clientes dos EUA, sem previsão de lançamento em outros países
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 27/03/2025 03h30
Captura-de-tela-2025-03-26-172926-1920x925.png
Assistente de IA fará pesquisas em mais de 100 categorias de produtos (Imagem: Amazon/Divulgação)

Amazon lançou mais um recurso para simplificar a pesquisa de produtos com ajuda de um assistente de inteligência artificial. A ferramenta “Interesses” (“Interests”, em inglês) vai reunir sugestões com base em hobbies e paixões dos usuários.

As buscas serão feitas entre 100 categorias de produtos, desde temas para “entusiastas da fotografia que querem o melhor equipamento” até “jogador de golfe viciado nos equipamentos mais recentes”, segundo o comunicado divulgado pela varejista.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para um pequeno grupo de clientes dos Estados Unidos pela aba “Me” no aplicativo (iOS e Android) e site da Amazon. O serviço será expandido para os demais usuários americanos nos próximos meses e não há previsão de lançamento em outros países.

Guia de compras também otimiza buscas por produtos com reviews (Imagem: Amazon/Divulgação)
Por dentro de “Interesses”

Os clientes podem criar prompts de compras personalizados adaptados aos seus interesses, limites de preço e preferências, do mainstream ao nicho, usando linguagem cotidiana.

“Basta descrever o que você está procurando, como ‘Kits de construção de modelos e acessórios para engenheiros e designers amadores’, ‘Ferramentas e gadgets de preparo de cerveja para amantes de café’ ou ‘Os mais recentes acessórios de pickleball’.”

O recurso vai escanear as lojas de forma contínua e notificará o usuário proativamente sobre produtos novos e relevantes disponíveis, reabastecimentos e ofertas que se alinham com seus interesses.

Assistente usa LLM para fazer recomendações relevantes (Imagem: Daria Nipot/iStock)

Segundo a Amazon, o assistente usa modelos de linguagem grandes (LLMs) para traduzir automaticamente a linguagem cotidiana em consultas e atributos que os mecanismos de busca tradicionais podem processar e transformar em recomendações de produtos.

Por exemplo, para “produtos de maquiagem naturais para o brilho do verão das principais marcas”, o Interests utiliza o conhecimento mundial do LLM para traduzir “principais marcas” em marcas específicas na categoria de maquiagem para fazer sugestões relevantes.

A Amazon está investindo em recursos de IA generativa, como RufusAI Shopping Guides e destaques de avaliações que simplificam a descoberta e avaliação de produtos.