Veículo: CNN Brasil
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 14/03/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Índice da Cielo mostra queda de 0,4% nas vendas no varejo em fevereiro

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou queda de 0,4% nas vendas no varejo brasileiro em fevereiro, descontada a inflação, sobre um ano antes, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (13) pela empresa de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco.

Foi o terceiro mês seguido de queda no comércio brasileiro apurada pelo ICVA, e o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, destacou que fevereiro teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, que foi bissexto.

“O resultado só não foi mais negativo porque este ano, diferente do ano passado, o Carnaval caiu em março. Se fosse em fevereiro haveria menos dias úteis e, portanto, menos atividade econômica”, afirmou em comunicado, avaliando que efeitos inflacionários também podem ter afetado negativamente o consumo.

Entre macrossetores, serviços teve alta de 0,5% e bens duráveis aumento de 1,6% nas vendas, enquanto o de bens não duráveis sofreu retração de 1,4%.

Três regiões mostraram queda de vendas em termos deflacionados: Norte (-3,1%), Centro-Oeste (-2,6%) e Nordeste (-1%). No Sudeste houve um acréscimo de 0,3% e no Sul, de 0,1%.

O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo no país de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.