Veículo: Metrópoles
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 07/03/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
Assuntos:

Amazon do Brasil segue matriz norte-americana e acaba com home office

Imagem do escritório da Amazon em São Paulo - Metrópoles

Amazon Brasil anunciou o fim do home office e a retomada do trabalho 100% presencial para os cerca de 18 mil funcionários que atuam no país.

O que aconteceu

  • O trabalho remoto começou a ser interrompido a partir deste mês de março.
  • A medida segue as diretrizes adotadas pela matriz norte-americana, que já havia abolido o home office em setembro do ano passado.
  • Segundo a companhia, é possível que alguns funcionários e colaboradores continuem trabalhando remotamente em caso de necessidade. As demandas serão analisadas pela empresa caso a caso.

Amazon no Brasil

No Brasil, a gigante do varejo on-line conta com 10 centros de distribuição em sete cidades, além de dezenas de estações de entrega e um escritório em São Paulo.

Amazon também administra data centers e centros de tecnologia.

Na capital paulista, a sede da companhia está localizada em um prédio de alto padrão ao lado do Shopping JK, na Vila Olímpia, bairro nobre da cidade.

“Atualmente, a empresa está retornando de acordo com as suas possibilidades estruturais locais, em conjunto com os funcionários e seus gestores, para casos particulares”, diz a Amazon, em nota.

Concorrência forte

Em 2024, a Amazon sofreu com a concorrência da Shoppe, que ultrapassou a empresa fundada por Jeff Bezos, assumindo a vice-liderança do ranking de marketplaces mais acessados do país. Segundo os dados da Conversion, o líder é o Mercado Livre.

Um relatório do Itaú BBA apontou que, no ano passado, a Shopee obteve mais de R$ 60 bilhões em vendas no Brasil, aproximadamente o dobro da Amazon.

A Amazon tem 78 mil parceiros de venda, dos quais 99% são pequenas e médias empresas. Essas companhias vendem mais de 18,4 milhões de produtos listados no site.