Veículo: O Especialista
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Data: 12/02/2025

Editoria: L-Founders, Mercado Livre
Assuntos:

Comércio eletrônico cresce 7% no ano, apesar da alta dos juros

Em janeiro de 2024, as plataformas de e-commerce no Brasil registraram 1 bilhão de visitas, o que indica crescimento de 7% em comparação com janeiro de 2023. Foram 164 milhões de usuários ativos mensais de aplicativos, 16% acima do ano anterior. Os números foram impulsionados pelo rápido crescimento do Temu (P1DD34), chinês de comércio eletrônico propriedade da PDD Holdings, que tem sede em Boston e Dublin.

Apesar do forte desempenho, a queda da confiança do consumidor e os aumentos das taxas de juros, somados ao cenário macroeconômico difícil, dificultam o desempenho do setor.

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Mercado Livre mantém liderança e Temu cresce no Brasil

Mercado Livre (MELI34) fortaleceu sua liderança, representando 24% das visitas mensais e 27% dos usuários ativos mensais no setor de ecommerce em janeiro. Sua posição dominante é ainda mais reforçada por sua alta taxa de sobreposição: mais de 70% dos usuários que visitaram concorrentes também visitaram o Mercado Libre, refletindo sua diversificada oferta de produtos e altos níveis de serviço.

O site chinês Temu cresceu rapidamente desde seu lançamento em junho de 2024, alcançando 105 milhões de visitas em janeiro, tornando-se o 5º maior player ao lado do OLX em visitas ao site (10% de participação de mercado) e o 4º maior em usuários de aplicativos (12% de participação).

No entanto, sua baixa duração de visita (2:16 vs. uma média de 5:08), alta taxa de rejeição e indicadores de satisfação do cliente insatisfatórios (por exemplo, uma classificação de 4,5 no Reclame Aqui vs. uma média do setor de 7,45) destacam os desafios de converter tráfego em vendas e manter a satisfação do usuário.

Vestuário, Calçados e Joias

Em janeiro de 2024, o segmento registrou 161 milhões de visitas a sites (+7% a/a), impulsionado pelo crescimento na categoria mainstream (+19% a/a), que lidera com 39% das visitas, e na categoria de calçados (+20% a/a).

Mainstream: A Shein impulsionou o crescimento da categoria (+37% a/a), liderando com 49% das visitas, 75% dos downloads de aplicativos, a maior duração de visita (6:50) e as maiores taxas de sobreposição. As Lojas Renner se destacaram com um crescimento de +22% a/a nas visitas ao site, consolidando sua posição como o 2º maior player mainstream.

Roupas esportivas: Os downloads de aplicativos caíram -24% a/a em janeiro, principalmente devido à Netshoes (-37% a/a), apesar de manter usuários ativos mensais estáveis graças ao forte desempenho da Adidas (+64% a/a) e do Grupo SBF (+19% a/a). No entanto, o Grupo SBF e a Netshoes mantiveram sua liderança, com 43% e 38% das visitas ao site, e 42% e 34% dos usuários ativos de aplicativos, respectivamente.

Joias: A categoria alcançou 9 milhões de visitas a sites (-3% a/a) em janeiro, impactada principalmente pela Vivara (-8% a/a), que lidera com 71% das visitas, bem como a maior taxa de sobreposição no setor.

Calçados: A categoria alcançou 9 milhões de visitas a sites (+35% a/a) em janeiro, impulsionada principalmente pela Alpargatas (ALPA4) (+67% a/a) e Vulcabras (VULC3) (+31% a/a), que representaram uma participação de 45% e 33% das visitas ao site, respectivamente.

Luxo acessível: Azzas (AZZA3) solidificou sua liderança com uma participação de 92% das visitas e quase 100% dos usuários ativos mensais, que viram um crescimento significativo a/a, impulsionado principalmente pela Farm, que alcançou 2,5 milhões de usuários ativos.