Veículo: Valor Econômico
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 30/01/2025

Editoria: L-Founders
Assuntos:

O Boticário lidera ranking de marcas mais admiradas no Brasil

A avaliação é baseada em seis atributos: impressão, qualidade, valor, satisfação, reputação e recomendação da marca

Pelo segundo ano consecutivo, O Boticário conquistou o topo do ranking da YouGov, empresa britânica de pesquisa e análise de dados, consolidando sua posição como a marca mais admirada pelos brasileiros. O levantamento, divulgado com exclusividade pelo Valor, avalia a percepção dos consumidores sobre mais de 700 marcas em 28 mercados, incluindo o Brasil.

No ranking nacional, a Colgate também manteve o segundo lugar, enquanto a Nestlé, que não figurava no top 10 anterior, conquistou o terceiro lugar. Samsung e Natura completam o top 5. Entre as 10 marcas mais bem avaliadas no Brasil, destacam-se ainda YouTube, Netflix, Nike, WhatsApp e Havaianas.

As 10 melhores marcas brasileiras, segundo pesquisa da YouGov — Foto: Divulgação
As 10 melhores marcas brasileiras, segundo pesquisa da YouGov — Foto: Divulgação
A avaliação é baseada em seis atributos principais—impressão, qualidade, valor, satisfação, reputação e recomendação—que compõem a pontuação final de cada marca. No ranking global, a Samsung foi eleita a melhor marca de 2025, seguida por YouTube e WhatsApp. Google e Adidas completam as cinco primeiras posições.

Ranking global da YouGov — Foto: Divulgação

Além do ranking das marcas mais admiradas, a pesquisa também identificou as 10 empresas que mais cresceram em percepção no Brasil. A Shopee lidera esse ranking, seguida por Airbnb e Dorflex. Uber, Coca-Cola Zero, Grand Theft Auto, Havaianas, Nestlé, Banco Inter e Neosaldina completam a lista. Os maiores avanços refletem estratégias de marketing e expansão de mercado que fortaleceram a conexão dessas marcas com os consumidores.

Os resultados consideram dados coletados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. Para se qualificar, as marcas devem estar presentes em pelo menos 10 dos 28 mercados analisados. No Brasil, a pesquisa é feita desde 2013.

Ranking das marcas com maiores crescimentos em pontuação, em comparação com 2023 — Foto: Divulgação

Para o diretor-geral da YouGov para América Latina, David Eastman, a avaliação positiva das marcas têm relação direta com uma estratégia de comunicação eficaz, que combina investimentos em publicidade e forte presença digital. “Em um ambiente tão competitivo, em que a percepção dos consumidores impacta diretamente na saúde das marcas, é fundamental entender detalhadamente como eles as enxergam”, afirma Eastman.

A YouGov opera uma das maiores redes de pesquisa do mundo, com mais de 29 milhões de membros registrados em 70 países, incluindo um milhão no Brasil.