/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/R/R/V3TEQIS8GATPkNCAAapQ/mega.jpg)
O Grupo Casas Bahia encerrou o mês da Black Friday com vendas acima da meta, com destaque para o crescimento no crediário, o aumento de dois dígitos nas vendas em lojas físicas e ganhos de marketshare no e-commerce. Esses resultados são mais um indicativo dos avanços do Plano de Transformação da companhia, iniciado em agosto de 2023, que prioriza eficiência operacional, disciplina de execução e foco em rentabilidade e f luxo de caixa, preparando a empresa para um desenvolvimento sustentável a longo prazo.
Segundo Elcio Ito, CFO da companhia, a marca alcançou R$ 1,028 bilhão em contratos de crediário em novembro, o que representa um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. “A modalidade é fundamental para a maioria dos brasileiros, principalmente na compra de mercadorias de alto valor. Ela teve um papel central em nosso desempenho nessa Black Friday”, afirma.
Outro destaque foi o aumento de vendas nas lojas físicas, que também constituem um ponto importante da estratégia da companhia. Elas cresceram 21% no Nordeste, 20% na Região Metropolitana de São Paulo e 18% nas regiões Norte e Centro-Oeste, em comparação com novembro de 2023.
PRODUTOS DE MAIOR VALOR
As categorias de linha branca, telefonia e móveis tiveram um desempenho particularmente forte entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, com aumento de cerca de 20% nas vendas. Essa subida está relacionada à expansão do crediário e ao movimento nas lojas físicas — e reforça o alinhamento entre as estratégias de financiamento e o perfil de consumo do público-alvo.
Nas vendas online, a marca também obteve resultados expressivos, com ganho de marketshare em diversas categorias, segundo a consultoria Confi.Neotrust, especializada em e-commerce. A telefonia liderou o crescimento, com um aumento de 3,6 pontos percentuais.
Segundo Ito, os resultados do mês passado foram alcançados graças à execução disciplinada do projeto para a Black Friday, que demandou planejamento detalhado e coordenação entre diferentes áreas da empresa, incluindo marketing, negociações com fornecedores e operações logísticas. “Batemos nossas metas em todos os canais e consolidamos novembro como o melhor mês do ano”, diz o executivo.
Uma das iniciativas mais importantes, segundo ele, foi a implementação da Central Black, uma sala de monitoramento que funcionou 24 horas por dia durante as duas semanas que antecederam a Black Friday. A estrutura permitiu o mapeamento em tempo real dos produtos mais buscados pelos consumidores em diferentes regiões do Brasil, orientando negociações com fornecedores e a criação de ofertas específicas para cada localidade. “Em vez de aplicarmos descontos genéricos, ouvimos o cliente e ajustamos as ofertas às demandas regionais”, explica.
O Grupo Casas Bahia engloba Casas Bahia, PontoFrio e Extra.com.br, além de soluções financeiras, como o banQi, da fábrica de móveis Bartira e da CB Full de logística. Conta com 35 mil colaboradores e tem 1.100 lojas físicas e 25 centros de distribuição, conectando mais de 97 milhões de consumidores.
Na avaliação do CFO, os números de novembro são mais uma demonstração da eficácia do Plano de Transformação. “Estamos em uma estratégia de retorno ao básico, priorizando as categorias core, o crediário e as lojas físicas, que sempre foram nossa força. Esses resultados mostram que seguimos no caminho certo”, conclui.